Cidade

Unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua é inaugurada em Salvador; veja como funcionará

A capital baiana passa a ter, a partir desta quarta-feira (01/12), a primeira Unidade de Acolhimento Adulto

Por Da Redação

Unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua é inaugurada em Salvador; veja como funcionará Créditos da foto: divulgação

A partir desta quarta-feira (1/12), Salvador recebe a primeira Unidade de Acolhimento Adulto (UAA). O local é vinculado ao projeto Girassóis de Rua, que fica localizado na Rua Guilherme Marback, 10, na Baixa do Bonfim. A estrutura foi entregue pela Prefeitura e vai ampliar a assistência à saúde para a população em situação de rua.


O lugar foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates; e do supervisor técnico do Projeto Girassóis, Antonio Nery.


“É necessário ter uma política, todo um sistema de garantias, para dar a essas pessoas acolhimento e condições dignas. Há hoje uma política planejada e definida, envolvendo assistência social, saúde e muita dedicação, empenho e comprometimento para dar resposta a estes cidadãos”, declarou Bruno Reis.


A nova unidade funcionará 24h por dia e realizará acolhimento de forma voluntária oferecendo cuidados contínuos a pessoas com necessidades decorrentes de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo, através da garantia dos direitos de moradia, educação e convivência familiar e social.


A UAA conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, educador físico, psicólogo, terapeuta ocupacional, redutores de danos, além da equipe administrativa.


O espaço tem disponibilidade de 15 vagas sem restrição de gênero e terá acesso definido pela equipe do CAPS AD III Gey Espinheira (Campinas de Pirajá), responsável pela elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) do usuário, junto a outros equipamentos que prestam o mesmo cuidado.


O tempo de permanência de cada usuário deverá estar previsto no PTS, tendo como parâmetro o limite de seis meses. A UAA funcionará como mediadora do processo de saída das ruas, abrindo horizontes e possibilidades, através de movimentos de aproximação ou resgate de vínculos familiares e afetivos fragilizados ou rompidos.


Antônio Nery destacou a importância da ampliação da assistência na capital. "Esta casa é como uma estação de trem, onde as pessoas embarcam nos consultórios de rua, podem passar por estações, que são os Pontos de Cidadania, e vêm para esta casa que, na minha perspectiva, funciona como um aeroporto, de onde as pessoas sairão para construir uma vida diferente, autônoma e minimamente digna", disse o coordenador.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.