Treze pessoas são presas em operação contra furto de celulares
A operação aconteceu em bairros de Salvador, como Uruguai, Fazenda Coutos, Valéria, Federação, além de Lauro de Freitas e Recife (PE)
Por Da Redação.
Treze pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (11) durante a Operação Tela Fria, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia em conjunto com as polícias civis de Sergipe e Pernambuco. A ação, que também cumpriu 26 mandados de busca e apreensão, tem como objetivo desarticular grupos criminosos especializados no furto de celulares durante grandes eventos na orla de Aracaju (SE).
Operação contou com a colaboração das polícias civis dos três estados. Foto: Divulgação - Ascom/PCBA
Os mandados foram executados em bairros de Salvador, como Uruguai, Fazenda Coutos, Valéria, Federação, além de Lauro de Freitas e Recife (PE).
A investigação foi iniciada após a Delegacia de Turismo da Polícia Civil de Sergipe identificar um aumento nos casos de furtos de celulares, com mais de 650 boletins de ocorrência registrados. Os criminosos, em sua maioria moradores da Bahia, também atuavam em bairros como Massaranduba, Uruguai, Fazenda Coutos, Sussuarana e Valéria.
O grupo operava de forma organizada, com integrantes especializados em furto, desbloqueio de dispositivos e movimentação financeira ilegal.
Investigações
Os criminosos, em sua maioria moradores da Bahia, atuavam em bairros em Salvador. Divulgação
Segundo as investigações, os criminosos furtavam celulares durante eventos e, em seguida, enviavam mensagens ameaçadoras para as vítimas a fim de obter as senhas dos aparelhos. Com os dispositivos desbloqueados, acessavam redes sociais, contatos e contas bancárias, realizando compras fraudulentas e transferências ilegais. Posteriormente, os celulares eram revendidos no mercado ilegal.
A operação contou com a colaboração das polícias civis dos três estados, que mapearam os alvos e as localidades onde os suspeitos atuavam. Durante as buscas, foram apreendidos sete celulares e um iPad. A Polícia Civil da Bahia destacou a importância da ação coordenada para desarticular a rede criminosa.
LEIA MAIS: PF deflagra operação contra desvios de objetos postais em Ilhéus
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).