Tour por Salvadô: marco de fundação da cidade fica no Porto da Barra
Para falar sobre esse registro e outras curiosidades históricas da primeira capital do Brasil, que completa 474 anos nesta quarta-feira (29/3), conversamos com o historiador Rafael Dantas
Por Juana Castro.
Banhado pelas águas calmas da Baía de Todos-os-Santos, o Porto da Barra é um dos destinos preferidos de soteropolitanos e turistas. Mas você sabe que o local abriga, também, o marco da fundação de Salvador? Para falar sobre esse registro e outras curiosidades históricas da primeira capital do Brasil, que completa 474 anos nesta quarta-feira (29/3), a repórter Claudia Meneses, da TV Aratu, conversou com o historiador Rafael Dantas.
"Em meados do século XX, comemorávamos o quarto centenário da cidade e os representantes públicos daquele período tiveram a ideia de marcar o momento, criando esse monumento que registra a chegada do então governador geral, Tomé de Sousa, nessa região da praia da Barra, para fundar a fortaleza do Salvador", explica o historiador.
Segundo Dantas, entender Salvador naquele período é contextualizar a importância da cidade e da Baía de Todos-os-Santos. "Estamos falando da segunda maior baía navegável do mundo. Portugueses, franceses, holandeses, entre outros povos, disputavam essas terras na América do Sul. Então, proteger a entrada da cidade do Salvador e a entrada da Baía com fortes era fundamental", destaca."A grande questão naquele período era criar uma 'cidade-fortaleza', que realmente representasse um padrão de urbanidade, seguindo a influência portuguesa daquele período", acrescenta.
VEJA ABAIXO https://youtu.be/E5KSU2eutgALEIA MAIS: Tour por Salvadô: historiador explica as origens de algumas ruas da capital baiana; assista
LEIA MAIS: Vereador fala sobre sequestro de sua filha e morte de colega em Salvador; “decidiram deixar ela ir”
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).