Testes com ônibus elétricos em linhas do BRT acontecem a partir desta terça-feira em Salvador
De acordo com dados da Semob, o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões de gases poluentes no meio ambiente, na capital baiana.
Começa nesta terça-feira (14/9) a fase de testes com ônibus elétricos em Salvador. Será um período de 30 dias nas linhas 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba. Dois veículos serão usados nesta etapa inicial, sendo que cada um deles vai rodar em uma linha por semana.
Salvador inicia testes com ônibus elétricos pic.twitter.com/KVO3PFX7AB
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) September 14, 2021
A iniciativa é a primeira ação realizada em alusão ao Mês da Mobilidade, comemorado em setembro e dedicado a debater estratégias que podem melhorar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos. Segundo a Prefeitura de Salvador, as linhas foram escolhidas porque o seus respectivos trajetos se assemelham com o percurso que será realizado na operação do sistema BRT.
Com isso, a expectativa é que os ônibus elétricos ajudem a reduzir a emissões de gases poluentes na cidade, melhorando a qualidade de vida de quem faz uso do transporte público. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade (Semob) apontam que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões de gases poluentes no meio ambiente, em Salvador.
Os ônibus elétricos, além de não emitir poluentes no ar, são silenciosos, o que beneficia a saúde, o ambiente e o clima, permitindo mais economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do ICMS sobre o óleo diesel. De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico rodando em média 6 mil km por mês deixa de emitir 125 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.
"Após os testes, teremos uma visão melhor de como este tipo de veículo se comporta diante dos desafios e da dinâmica da cidade. A Prefeitura tem empregado esforços no sentido de viabilizar modelos deste tipo para a operação do BRT, como uma solução para diminuir as emissões de gases poluentes, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador", pontuou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
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