Senatran aprova criação de faixa exclusiva de motos na Avenida Bonocô

As faixas de motos na Av. Bonocô terão extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro

Por Lucas Pereira.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aprovou nesta quarta-feira (12) a criação de uma faixa exclusiva para motos na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô. A “motofaixa” será instituída em caráter experimental até 31 de março de 2026.


O projeto via reservar uma faixa da Avenida Bonocô para o fluxo de motociclistas. Foto: Google Street View

O projeto via reservar uma faixa da Avenida Bonocô para o fluxo de motociclistas. Foto: Google Street View




Segundo a portaria publicada nesta quarta, a sinalização das faixas será feita na cor azul, nos dois sentidos da avenida, próximo ao canteiro central da via. Vale destacar que outras duas cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, já possuem faixas destinadas aos motociclistas.


+Motorista por app é descredenciado após sugerir pagamento por 'xerecard'


As faixas na Avenida Bonocô terão extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. Durante o período de testes, a Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais ao Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.


Ainda não há informações sobre o início da operação do projeto “Faixa Azul”, que aplicará as motofaixas. Em 2024, a Transalvador registrou 3.063 sinistros envolvendo motos na cidade, vitimando fatalmente 84 pessoas, sendo a grande maioria o próprio motociclista (61 mortes de motociclistas). Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.


A faixa de motociclistas será marcada na Avenida Bonocô por traços azuis, próximo aos canteiros centrais. Foto: Google Street View

A faixa de motociclistas será marcada na Avenida Bonocô por traços azuis, próximo aos canteiros centrais. Foto: Google Street View




Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.