Semáforos com nova tecnologia são instalados em Salvador; sistema muda tempo do equipamento com base no trânsito
Segundo a Transalvador, instalação de semáforos vai custar R$23 milhões de reais
Novos semáforos serão instalados em Salvador, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão, o tempo dos novos semáforos vai ser alterado com base no fluxo do trânsito. A troca dos equipamentos será feita gradualmente, em dois anos, e vai custar R$23 milhões de reais dos cofres municipais.
A Transalvador pretende instalar os novos semáforos nas principais vias da cidade. A Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, é a primeira onde os equipamentos estão sendo colocados. A próxima avenida será a Suburbana (Afrânio Peixoto).
Na Manoel Dias, 15 interseções semaforizadas já foram substituídas com a nova tecnologia. Além da alteração do tempo baseada no fluxo de automóveis, os equipamentos têm um temporizador com a previsão de quando haverá a mudança de sinalização.
Câmeras sem multas
O monitoramento para controle do tempo semafórico é feito pela Transalvador. Para isso, alguns equipamentos têm câmeras para contabilizar o fluxo da via. Essas câmeras não devem ser usadas para monitorar a velocidade dos automóveis.
Como são os semáforos atuais
De acordo com a Transalvador, a maioria dos semáforos em funcionamento em Salvador segue planilhas com horários pré-programados, sem possibilidade de mudanças em tempo real. Mas 196 semáforos da cidade já alteram a sinalização conforme a demanda da via, com base em um sistema diferente ao que está sendo instalado. Essa tecnologia está presente nas avenidas Garibaldi, Oceânica, Juracy Magalhães, San Martin e Dorival Caymmi.