Sem trégua, chuva permanece e riscos são monitorados pela Defesa Civil em Salvador
Até as 7h32 desta terça-feira (9/4), a Codesal havia recebido 48 solicitações de atendimentos, entre eles 11 deslizamentos de terra, distribuídos por várias regiões da capital baiana
Desde o último final de semana, a chuva não dá trégua, em Salvador, e a Defesa Civil (Codesal) segue realizando o monitoramento de áreas de riscos da cidade, além do atendimento à população que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Até as 7h32 desta terça-feira (9/4), a Codesal havia recebido 48 solicitações de atendimentos, entre eles, 11 deslizamentos de terra, distribuídos por várias regiões da capital baiana.
Ontem (8), o prefeito Bruno Reis (União) se reuniu com secretários e dirigentes que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, para avaliar o cenário e as medidas que estão sendo adotadas para solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas e dar suporte à população, principalmente aquela que vive em áreas de risco.
Também na segunda-feira (8), 14 sirenes de alerta, instaladas em áreas de risco da cidade, foram acionadas. O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, explicou que os equipamentos entram em ação após um acumulado de 150 mm de chuvas em 72 horas, somado à continuidade de chuvas fortes ou muito fortes por mais 24 horas.
A Prefeitura de Salvador informou que além das intervenções em áreas de risco, a capital baiana conta com um moderno sistema de monitoramento e alerta, o que tem evitado mortes em deslizamentos causados pela chuva. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) funciona 24 horas por dia, com uma equipe multidisciplinar formada por meteorologistas, estatísticos, engenheiros eletricistas, engenheiros civis e operadores.
PREVISÃO METEOROLÓGICA
Segundo o instituto Climatempo, o volume de chuva previsto para hoje, na capital baiana, é de 34 mm. Nesta terça-feira, é esperado que o sol esteja encoberto por algumas nuvens e ocorrências de chuva ao longo do dia. A velocidade média dos ventos é de 11 km/h. Ainda de acordo com a previsão meteorológica, a temperatura deve variar entre 23 °C e 28 °C.
Ainda de acordo com a previsão meteorológica, o tempo deve permanecer instável até o próximo sábado. O volume de chuva só deve reduzir, de forma significativa, no domingo (14/4), quando é esperado uma intensidade em torno de 4mm.
LEIA MAIS: Cidades baianas entram em ‘alerta vermelho’ devido às chuvas; 48 decretam situação de emergência
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!