Se cuida, “ligeirinho”: Prefeitura divulga balanço de ações contra transporte clandestino em 2022
As localidades onde há maior registro da prática irregular são a Avenida Suburbana e a região de São Cristóvão
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) divulgou os resultados das ações realizadas em 2022 contra o transporte clandestino de passageiros, popularmente conhecidos como “ligeirinhos”. Durante todo o ano, foram realizadas 372 ações de fiscalização, com centenas de atuações e remoções.
As blitzes realizadas resultaram em 874 autuações, tendo sido necessárias 834 remoções de veículos, das quais 179 foram de mototáxis e 655 de vans e carros de passeio.
Durante as ações, também foram averiguados itens de segurança, como luz de freio, pneu de socorro e estado de conservação do veículo, além de itens do motorista, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o certificado do curso de condutor e fardamento.
O coordenador de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) da Semob, Mário Silva, detalhou os locais onde a prática é mais recorrente. "O transporte clandestino circula em diversos bairros da cidade, mas os campeões são a Avenida Suburbana e São Cristóvão, corredores de maior demanda de passageiros”, informa.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), combinado com a legislação municipal, veículos flagrados atuando de forma ilegal são passíveis de remoção e multa no valor de R$ 2,5 mil, que pode ser dobrada em caso de reincidência.
LEIA MAIS: Manual de sobrevivência para a Lavagem do Bonfim: quem tem fé, vai a pé! Mas e a volta, pai?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!