Salvador teve 460 raios em duas horas: afinal, por qual motivo isso aconteceu? Especialista explica
De acordo com a Defesa Civil de Salvador, entre quinta e sexta-feira (4 e 5/11), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes.
De acordo com o Climatempo, Salvador foi atingida por 460 raios somente em um período de duas horas, na noite de quinta-feira (4/11). Em toda a Bahia, aconteceram 125 mil fenômenos parecidos. Somente a cidade de Valença, na região do baixo-sul, registrou cerca de 6 mil.
Mas por qual motivo isso aconteceu? De acordo com o doutor em física da atmosfera, Alberto Novaes, os raios são comuns nesta época do ano. "Salvador não é uma cidade que tenha essa grande quantidade. Os raios são resultados da temperatura alta e da umidade", sustentou, durante entrevista ao programa Cidade Aratu, da TV Aratu.
"Temos nuvens e, principalmente, Cumulonimbus - as nuvens de tempestade -. Aí, consequentemente, é uma bateria, por assim dizer, condutor de eletricidade. Isso faz com que gere um campo elétrico poderoso e, quando vence o ar, acontece o relâmpago", explicou o professor.
Alberto ainda deu algumas explicações sobre mitos e verdade dos raios. "Raio cai duas, três vezes no mesmo lugar. Esse local tem que ser apropriado para receber as descargas [...] O pior lugar para ficar durante o fenômeno é embaixo de árvore. O melhor lugar para ficar é o carro", explicou o doutor.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador, entre quinta e sexta-feira (4 e 5/11), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas. Há risco para alagamento e deslizamento de terra. A tendência é de que essas chuvas continuem até o final de semana.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.