PRF apreende mais de mil aves silvestres transportadas ilegalmente na Bahia
O tráfico de animais silvestres configura crime ambiental e causa grave ameaça à biodiversidade brasileira
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 1.100 aves silvestres durante uma fiscalização de rotina no km 677 da BR-116, no município de Jequié, a 365km de Salvador, na manhã da última quinta-feira (13/9). Os animais eram transportados ilegalmente em dois veículos, um Siena e um HB20.
De acordo com corporação, policiais desconfiaram da presença de gaiolas e materiais para captura de aves no Siena e, ao inspecionarem o outro veículo, encontraram cerca de 25 gaiolas contendo aves de diversas espécies, incluindo canário-da-terra e papa-capim.
O motorista confessou que adquiriu os animais no interior de Goiás e que seu destino era a cidade de Caruaru (PE), onde pretendia vendê-los. O outro condutor também admitiu estar realizando o mesmo trajeto, colaborando com o transporte ilegal.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para os cuidados necessários e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária e pelo crime de captura e comercialização de animais silvestres sem autorização.
Esse tipo de crime se enquadra no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que criminaliza a captura e comercialização de animais silvestres sem autorização, e causa desequilíbrio ecológico, ameaça espécies em risco de extinção e contribui para a destruição de habitats naturais.
[video width="848" height="480" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Video-2024-09-12-at-11.04.33.mp4"][/video]
*Com informações da PRF
LEIA MAIS: Adolescente de 15 anos é morto a tiros no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).