Em Brasília, prefeito de Salvador defende medidas conjuntas para resolver problemas do transporte público
Dentre a principal pauta da mesa de mobilidade urbana, está um pedido de financiamento do serviço
Presente na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o gestor de Salvador, Bruno Reis (UB), defendeu nesta segunda-feira (13/3) a adoção de medidas conjuntas entre municípios, estados e União para resolver os problemas do transporte público no Brasil, principalmente nas grandes e médias cidades.
O evento que acontece em Brasília, reúne gestores municipais, parlamentares e integrantes dos governos estaduais e federal, e tem programação até esta terça-feira (14). Bruno participou da mesa sobre mobilidade urbana, que discutiu a necessidade de uma repactuação federativa em relação ao transporte público para implementar um novo modelo de financiamento do serviço.
Também participaram os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, presidente da FNP; de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; além do deputado federal Isnaldo Bulhões, relator na Câmara do projeto que institui o subsídio para o transporte no país.
Na mesa, Bruno Reis contou sobre a situação enfrentada em Salvador e ressaltou medidas adotadas pela Prefeitura para amenizar o problema, como a intervenção feita no sistema para garantir o funcionamento do serviço. Destacou também as medidas necessárias que estão sendo discutidas na FNP, como um subsídio federal, incentivos fiscais para reduzir o custo de operação, linhas de crédito para aquisição de novos ônibus e investimentos em veículos elétricos.
O prefeito frisou ainda a necessidade da aprovação do subsídio na Câmara dos Deputados - a proposta já passou pelo Senado. Entretanto, comentou ainda que esta é uma medida pontual e emergencial e que é preciso avançar para uma solução definitiva para o transporte público no país.
PROGRAMAÇÃO
A Reunião Geral da FNP vai debater diversos temas relacionados à pauta municipalista, como a reforma tributária, cuja mesa terá a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O evento também terá debates sobre o reajuste do piso salarial do magistério e sobre alternativas para o enfrentamento do déficit educacional. Todos estes ainda nesta segunda.
Na terça, estará na pauta uma apresentação sobre políticas de habitação e um painel sobre sustentabilidade urbana e mudanças climáticas e uma mesa sobre o financiamento das cidades. No final do evento, tomará posse a nova diretoria da FNP, com a presença prevista do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS
Conforme anunciado no último dia 7 de março, a Prefeitura de Salvador está avaliando o valor do próximo reajuste da tarifa de ônibus na cidade. Eles estão aguardando a conclusão do relatório da consultoria Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) para definir o novo valor e também realizar a revisão dos contratos de concessão do transporte público na capital baiana, que completa 10 anos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!