Cidade

Em Brasília, prefeito de Salvador defende medidas conjuntas para resolver problemas do transporte público

Dentre a principal pauta da mesa de mobilidade urbana, está um pedido de financiamento do serviço

Por Da Redação

Em Brasília, prefeito de Salvador defende medidas conjuntas para resolver problemas do transporte públicoAna Licia Menezes/PMA

Presente na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o gestor de Salvador, Bruno Reis (UB), defendeu nesta segunda-feira (13/3) a adoção de medidas conjuntas entre municípios, estados e União para resolver os problemas do transporte público no Brasil, principalmente nas grandes e médias cidades.


O evento que acontece em Brasília, reúne gestores municipais, parlamentares e integrantes dos governos estaduais e federal, e tem programação até esta terça-feira (14). Bruno participou da mesa sobre mobilidade urbana, que discutiu a necessidade de uma repactuação federativa em relação ao transporte público para implementar um novo modelo de financiamento do serviço.


Também participaram os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, presidente da FNP; de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; além do deputado federal Isnaldo Bulhões, relator na Câmara do projeto que institui o subsídio para o transporte no país.


Na mesa, Bruno Reis contou sobre a situação enfrentada em Salvador e ressaltou medidas adotadas pela Prefeitura para amenizar o problema, como a intervenção feita no sistema para garantir o funcionamento do serviço. Destacou também as medidas necessárias que estão sendo discutidas na FNP, como um subsídio federal, incentivos fiscais para reduzir o custo de operação, linhas de crédito para aquisição de novos ônibus e investimentos em veículos elétricos.


O prefeito frisou ainda a necessidade da aprovação do subsídio na Câmara dos Deputados - a proposta já passou pelo Senado. Entretanto, comentou ainda que esta é uma medida pontual e emergencial e que é preciso avançar para uma solução definitiva para o transporte público no país.


PROGRAMAÇÃO


A Reunião Geral da FNP vai debater diversos temas relacionados à pauta municipalista, como a reforma tributária, cuja mesa terá a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O evento também terá debates sobre o reajuste do piso salarial do magistério e sobre alternativas para o enfrentamento do déficit educacional. Todos estes ainda nesta segunda.


Na terça, estará na pauta uma apresentação sobre políticas de habitação e um painel sobre sustentabilidade urbana e mudanças climáticas e uma mesa sobre o financiamento das cidades. No final do evento, tomará posse a nova diretoria da FNP, com a presença prevista do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS


Conforme anunciado no último dia 7 de março, a Prefeitura de Salvador está avaliando o valor do próximo reajuste da tarifa de ônibus na cidade. Eles estão aguardando a conclusão do relatório da consultoria Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) para definir o novo valor e também realizar a revisão dos contratos de concessão do transporte público na capital baiana, que completa 10 anos.


LEIA MAIS: Prefeitura segue em análise para definir eventual reajuste da tarifa de ônibus em Salvador, diz Bruno Reis


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.