Metrô evacuado, semáforos desligados e pontos de ônibus lotados; veja as consequências do 'apagão' em Salvador
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a situação acomete todo o Norte e Nordeste, e a recomposição já foi iniciada em todas as regiões afetadas
Um "apagão" nacional está afetando Salvador e diversas cidades do interior da Bahia na manhã desta terça-feira (15/8). A situação foi percebida em Salvador por volta das 8h30. Devido à falta de energia, a CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, precisou evacuar o metrô e informou que as operações estão temporariamente suspensas.
Confira a nota da CCR Metrô na íntegra:
A CCR Metrô Bahia informa que, por conta da interrupção no fornecimento de energia na capital baiana na manhã desta terça-feira (15), as operações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estão temporariamente suspensas. Todos os clientes que estavam nas Estações foram orientados a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como os que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Os acessos às estações seguem fechados até o restabelecimento da energia elétrica.
Em consequência à suspensão das operações, pontos de ônibus da cidade estão lotados. Em vídeos enviados ao Aratu On, é possível ver dezenas de passageiros andando na linha do metrô na região da Avenida Bonocô. Os semáforos estão desligados, prejudicando o deslocamento de pedestres e motoristas. O Elevador Lacerda também está sem funcionar.
Escolas e clínicas médicas também precisaram suspender as atividades.
Confira o vídeo:
[embed]https://twitter.com/aratuonline/status/1691433643921551360[/embed]
Apesar da falta de energia, o Aeroporto Internacional de Salvador ainda está funcionando normalmente. A Vinci Airports, concessionária que administra o terminal aéreo, informa que, em decorrência do apagão nacional, o aeroporto está funcionado por geradores. "Pousos e decolagens estão operando normalmente", disse a operadora em nota.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a situação acomete todo o Norte e Nordeste, e a recomposição já foi iniciada em todas as regiões afetadas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informa, em nota, que "já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".
Veja a nota do Ministério de Minas e Energia:
Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
ENTENDA
Um problema no fornecimento de energia elétrica prejudica, na manhã desta terça-feira (15), grande parte da população brasileira.
Por volta das 8h30, a situação foi percebida na Bahia. Em contato com a Neoenergia Coelba, responsável pelo abastecimento no estado, o Aratu On foi informado que a situação está fora do sistema de distribuição da empresa.
A Neoenergia acrescentou que uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Dados em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.
https://youtu.be/tlQmOTL6fhw
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!