Líder de movimento de catadores sofre tentativa de homicídio em Salvador
Líder de movimento de catadores estava nas dependências da Cata Bahia quando homens efetuaram disparos de arma de fogo
Por Da Redação.
Uma mulher, líder de um movimento de catadores, identificada como Annemone dos Santos, sofreu uma tentativa de homicídio na última segunda-feira (1º), enquanto estava nas dependências da Cata Bahia, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
De acordo com a Polícia Civil, os disparos de arma de fogo foram efetuados por um grupo de homens que ainda não foi identificado. No momento do crime, a vítima conseguiu fugir do local.
Segundo nota publicada pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA), a violência contra a catadora e liderança do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) “não é apenas uma tentativa de silenciamento individual, mas um ataque à organização coletiva, aos direitos conquistados e à construção de uma sociedade mais justa, solidária e ambientalmente responsável”.
O fórum reforça ainda que “ataque contra uma liderança é um ataque contra toda a categoria e seus avanços conquistados com luta, coragem e resistência. A integridade física, moral e psicológica de Annemone e de todos os catadores(as) de materiais recicláveis deve ser garantida”.
+ Homem é assassinado a tiros no Subúrbio de Salvador
A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) registrou o crime como tentativa de homicídio e ameaça. Diligências estão sendo realizadas para identificar os suspeitos, bem como suas motivações.
LEIA MAIS: Tribunal do crime: grupo é suspeito de torturar e matar motorista na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).