Idoso atirou contra empresário no Dois de Julho mesmo após ouvir que discussão de casal era banal, diz MP; ele foi denunciado
Emiliano Melo foi denunciado por homicídio, com relação à vítima Welton, por ter cometido o crime com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, e por tentativa.
O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Isabel Adelaide de Andrade, denunciou à Justiça nesta segunda-feira (23/11) o policial militar da reserva Emiliano Melo dos Santos, 98 anos, pelo homicídio de Welton Lopes Costa, no dia 22 de agosto. O caso aconteceu no bairro Dois de Julho, em Salvador.
O inquérito que apura o assassinato foi encaminhado ao MP na última sexta-feira (19/11) pela Polícia Civil. As investigações apontaram que, naquele dia, por volta das 16h, a vítima se deslocava para sua residência junto com a sua companheira, Jeniffer Carvalho dos Santos, quando tiveram um pequeno desentedimento.
Emiliano, que caminhava atrás do casal, visualizando a cena, perguntou a Jeniffer se algo estava acontecendo e, mesmo com a resposta negativa dela, atirou repentinamente contra Welton, atingindo inicialmente sua companheira. Quando Welton se virou para o idoso, também foi atingido por disparos de fogo que causaram sua morte.
Emiliano Melo foi denunciado por homicídio, com relação à vítima Welton, por ter cometido o crime com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, e por tentativa, com relação a Jeniffer, em razão da lesão culposa.
CASO
O militar aposentado foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido e liberado, após alegar legítima defesa. Na época, a polícia chegou a dizer que o revólver utilizado tinha sido apreendido. Por conta da morte, vizinhos e amigos da vítima fizeram um protestos cobrando a prisão de Emiliano.
Em uma fotografia que a reportagem da TV Aratu teve acesso, o PM aparece ao lado do corpo da vítima caída no Largo 2 de Julho. No registro, o idoso, que já havia sido flagrado por câmeras de segurança com arma em punho antes de o empresário ser atingido, está olhando para o ferido que agoniza ao solo, ignorando envolvimento.
No último dia 11 de novembro, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão domiciliar, busca e apreensão contra Emiliano Melo dos Santos, O PM estava na casa de familiares, na Ilha de Vera Cruz.
O coordenador da 3ª Delegacia de Homicídios, Oscar Vieira, confirmou que o idoso está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. “No curso da investigação, coletamos informações de que ele tem um histórico de ações violentas, portanto solicitamos essas medidas cautelares”, informou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.