Hemoba atenderá voluntários à doação de sangue no feriado da Semana Santa
Em 2022, na semana do feriado religioso, houve uma queda de 20% no número de candidatos à doação em relação à semana anterior
Para atender o aumento das solicitações previsto durante o feriado de Páscoa, a Hemoba recebe os voluntários à doação de sangue durante a Semana Santa, de 4 a 8 de abril. De terça (4/4) a quinta-feira (6), todas as unidades da Fundação funcionarão normalmente. Na sexta-feira da Paixão (7) e no sábado (8), a sede da Hemoba, em Salvador, estará aberta das 7h30 às 16h para atender os doadores. Já a unidade móvel (Hemóvel) funcionará no Salvador Shopping, das 8h às 17h, nos dias 6 e 8 de abril (quinta-feira e sábado).
Na Semana Santa, segundo a Hemoba, há um aumento da demanda devido aos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais devido à grande movimentação nas estradas. Ao mesmo tempo, o número de doações tende a diminuir por causa das festas familiares e viagens para aproveitar o feriadão.
Em 2022, na semana do feriado religioso, houve uma queda de 20% no número de candidatos à doação em relação à semana anterior; em 2021, o decréscimo foi cerca de 38% e, em 2020, chegou a 63%.
No momento, os tipos sanguíneos O positivo, O negativo e B positivo estão abaixo dos níveis recomendados para atender as unidades hospitalares do estado. "Estamos com um aumento considerável da demanda de hemocomponentes solicitados pelos hospitais e unidades de saúde de toda a Bahia", ressaltou o diretor geral Luiz Catto.
CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA
O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!