Grupo grava ação no Nordeste de Amaralina e reforça trabalho social com jovens

Portal da Realidade tem atuação importante no Nordeste de Amaralina

Por Da Redação.

Com 14 anos de atuação nas comunidades da capital baiana, o grupo Portal da Realidade nasceu com o compromisso da conscientização social e da prevenção à criminalidade entre jovens. Neste sábado (31), a equipe esteve no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, para mais uma gravação que retrata o cotidiano da favela, dentro de pilares como respeito, sensibilidade e autenticidade.

Grupo Grava Ação No Nordeste De Amaralina E Reforça Trabalho Social Com Jovens

A ação chega em um momento simbólico: dias após a exibição, por um veículo de TV, de um vídeo que gerou indignação ao sugerir que jovens da periferia seriam criminosos. A narrativa preconceituosa provocou reações de repúdio por parte de coletivos comunitários, que reforçaram a necessidade de representações mais justas e humanas sobre as comunidades.

 

 

Relação do grupo com o Nordeste de Amaralina

Diferente dessa abordagem estigmatizante, o Portal da Realidade busca mostrar a favela como espaço de vida, cultura, luta e resistência. “Nosso trabalho é dar voz aos jovens e mostrar que há potência e talento na periferia. A criminalização da juventude negra não pode ser a única história contada”, afirma um dos integrantes do grupo.

Com atuações que envolvem teatro, audiovisual e oficinas de formação, o coletivo acredita que informação e oportunidade são caminhos para afastar a juventude do crime. As produções do grupo circulam tanto nas redes sociais quanto em espaços comunitários, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade.

A nova gravação no Nordeste de Amaralina integra uma série de iniciativas que visam ampliar o alcance das ações do grupo e reforçar a importância de narrativas produzidas por e para a favela.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.