Cidade

Famílias ligadas a movimento social ocupam prédio de propriedade do governo no Centro Histórico de Salvador

Por volta das 9h30. os participantes seguiam com a limpeza do prédio abandonado pelo Governo do Estado a pelo menos  seis anos.

Por Da Redação

Famílias ligadas a movimento social ocupam prédio de propriedade do governo no Centro Histórico de SalvadorCréditos da foto: Driele Veiga/TV Aratu

O prédio onde funcionava o Centro Educacional Magalhães Neto, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, foi ocupado por 200 famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na madrugada desta segunda-feira (7/6). Por volta das 3h, o grupo colocou cartazes na fachada do prédio com frases como "isolamento social - direito de todos e dever do Estado" e  "Ocupação Carlos Marighella".


O MLB é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente.  Os ocupantes alegam que durante a pandemia do novo coronavírus eles não tiveram acesso a moradia digna, assim como ao isolamento social e reivindicam o direito de moradia. As 200 famílias da nova Ocupação Carlos Marighella não se intimidaram com a presença da Polícia Militar e já organizaram sua primeira assembleia. Por volta das 9h30. os participantes seguiam com a limpeza do prédio do Governo do Estado, desocupado há, pelo menos,  seis anos.




Vale lembrar que em 2019, cerca de 100 famílias do MLB ocuparam o Hospital Couto Maia, localizado no Mont Serrat, que estava e situação semelhante, há 2 anos. Os ocupantes denunciaram o desmonte do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo Bolsonaro e o abandono do hospital, exigindo a sua reativação.


Dias depois, após já terem cortado a água e a luz do prédio, as famílias foram despejadas pela polícia militar. Um mês após esse ocorrido, ainda sem terem o direito à moradia digna atendido, 200 famílias ocuparam o galpão abandonado há mais de 20 anos da Companhia de Navegação Baiana, localizado na Ribeira. A ocupação resistiu por 17 horas e enfrentou forte repressão pela polícia militar, que também despejou as famílias que ali estavam.


LEIA MAIS: Duas semanas após pedir desculpas, Bruno Magnata reincide em erro e é flagrado novamente em festa clandestina


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.