Entrega de linhas metropolitanas da Avanço é suspensa e Agerba negocia com a Costa Verde
A Costa Verde anunciou fechamento para o início de maio, enquanto a Avanço havia anunciado a demissão de 100 funcionários
A entrega de linhas de ônibus do transporte metropolitano operadas pela empresa Avanço, anunciada na última semana, e programada para o próximo dia 14 de abril, foi suspensa após reunião entre os representantes da empresa e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Em nota enviada ao Aratu On, o órgão informou que a decisão foi tomada na terça-feira (9/4), e que "haverá a suspensão da entrega das linhas no prazo anunciado pela empresa, garantindo que a população não sofrerá descontinuidade do transporte metropolitano". A Agerba informou ainda que está em negociações com a Avanço e com a Costa Verde, que anunciou o encerramento das atividades para o dia 2 de maio.
Na semana passada, a Avanço havia informado a demissão de 100 trabalhadores, sob a justificativa de “não mais ter condições de operacionalizar as linhas, por ser deficitária, a quantidade enorme de clandestinos, pedágio caro, peças para manutenção muito caras e a falta de licitação”. Não está claro, entretanto, se a decisão de manter as atividades anulará a decisão de dispensar os funcionários.
As linhas das quais a empresa pretende abdicar são:
A800 - Camaçari X Águas Claras Via BA 093
A0812 - Camaçari x Simões Filho
A0813 - Candeias x Simões Filho
A814 - Camaçari x Águas Claras Via Parafuso
A0834 - Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
A0835 - Passé x Calçada
A0903A - Candeias x Outlet Premium via Simões Filho
874A - Simões Filho x Lauro de Freitas
811.URB - Candias x São Francisco do Conde
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro-BA) decretou estado de greve no dia 5 de abril, e pode paralisar as atividades a partir do dia 12. Dentre as dificuldades apontadas pelo grupo, estão a falta de diálogo e transparência nas decisões da Agerba, além de possíveis demissões decorrentes do fechamento das empresas.
LEIA MAIS: Após demissões, rodoviários metropolitanos farão novo protesto e podem decretar greve
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!