Devido às chuvas, travessias marítimas, elevadores públicos e plano inclinado suspendem funcionamento
Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves e Travessia Ribeira-Plataforma, Travessia Salvador-Mar Grande têm funcionamento interrompido
Por conta do temporal que atinge Salvador nesta segunda-feira (8/4) o Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, o Plano Inclinado Gonçalves e a Travessia Ribeira-Plataforma, além da Travessia Salvador-Mar Grande, tiveram o funcionamento interrompido. Os ascensores foram afetados por uma queda de energia na região do Centro.
Pela manhã, segundo informações da Secretaria de Comunicação de Salvador (Secom), o Plano Inclinado Gonçalves passou por uma vistoria e retomaria a operação no início da tarde, mas, devido à falta de energia, teve o retorno inviabilizado.
Já as Travessias Ribeira-Plataforma foram canceladas por conta dos fortes ventos e o mar agitado, que impedem a atracagem das embarcações no terminal de Plataforma. Os serviços, como detalha a Secom, serão retomados assim que as condições de operação voltem a normalidade.
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, informou que, devido ao mau tempo, permanece interrompida, nesta segunda-feira (8), a navegação de travessia entre os Terminais de Turismo Náutico de Salvador - Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Salvador - Morro de São Paulo.
O serviço foi interrompido na tarde de domingo (7).
A Capitania dos Portos ressaltou que a bandeira de navegação foi alterada para "Amarela", "portanto, recomenda-se maior atenção a todos os navegantes no litoral da Bahia, desde Ilhéus até a fronteira com Sergipe", diz o documento.
Em caso de ocorrências, a Marinha do Brasil disponibiliza o número 185 para o atendimento de emergências no mar ou nos rios. O serviço opera 24 horas por dia.
CHUVA EM SALVADOR
Por conta das fortes chuvas que atingiram Salvador nas últimas horas, a Prefeitura intensificou as ações para minimizar os efeitos, o que levou a Defesa Civil (Codesal) a emitir nível de alerta máximo na noite de domingo (7/4). Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 175 mm de chuvas e, no mês, mais de 300 mm, número que já superou a previsão para abril inteiro. A média histórica para o mês é de 284,9 mm.
Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito Bruno Reis (União) se reuniu com secretários e dirigentes que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, para avaliar o cenário e as medidas que estão sendo adotadas para solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas e dar suporte à população, principalmente aquela que vive em áreas de risco.
Por conta do alto volume de chuva, sirenes de alerta foram acionadas em oito comunidades. Também foram registrados desabamentos, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.
Em caso de ocorrências, acione o 199.
LEIA MAIS:
+ Salvador registra 175 mm de chuva em 24 horas e Defesa Civil intensifica ações
+ Chuva provoca diversos pontos de alagamento em Salvador; confira os vídeos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!