Comandante da PM determinou "força necessária" após bandidos ostentarem armas na Gamboa; briga de família de traficantes pode ter provocado guerra
Segundo Albuquerque, a determinação imediata do comandante-geral da PM, Coronoel Paulo Coutinho, foi iniciar a operação com a "força que fosse necessária".
Em entrevista à TV Aratu, nesta quarta-feira (1/6), o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), tenente coronel Cesar Albuquerque, falou sobre a Operação Inquietação, deflagrada durante a manhã, após a circulação de vídeos nos quais criminosos armados fazem ameaças na região da Gamboa, em Salvador.
As imagens foram gravadas na Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Segundo Albuquerque, a determinação imediata do comandante-geral da PM, coronoel Paulo Coutinho, foi iniciar a operação com a "força que fosse necessária". Ao todo, seis unidades da PM estão envolvidas, com equipes por terra, mar e ar.
O comandante do 18º BPM também afirmou que o clima na região da Gamboa "está totalmente pacífico, mas a operação não tem hora pra acabar". Para isso, uma base móvel foi instalada na área, sem prazo para sair.
Sobre os rumores - passados à reportagem da TV Aratu - de que as ameças seriam em razão de uma "briga de família" que comandava o tráfico na região, Albuquerque foi enfático. "A PM não reconhece ninguém como detentor do comando de tráfico nem coisa semelhante. Tivemos, sim, um embate entre dois grupos que rivalizaram, com um homicídio de cada lado, no final de semana, e eles querem ocupar o espaço, mas a Polícia Militar está aqui para mostrar que quem ocupa esse espaço, e qualquer outro, é a Polícia Militar da Bahia".
O tenente coronel Cesar Albuquerque também declarou que a corporação acredita que os criminosos em questão tenham deixado o local.
VEJA ABAIXO
ENTENDA
Na noite dessa quarta-feira (31/5), vídeos foram disseminados, em grupos do aplicativo WhatsApp, mostrando criminosos apontando armas de fogo para carros que passavam na Avenida Lafayete Coutinho. As ameaças aconteceram em frente à Baía de Todos-os-Santos, ao lado de uma mansão que é considerada uma das mais caras da capital baiana.
Segundo a PM, um helicóptero do Graer e guarnições do 18º BPM, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), da 14ª CIPM, da 19ª CIPM, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) atuam na operação que se iniciou na noite de ontem.
Então, na manhã desta quarta-feira (1º/6), equipes da Polícia Militar (PM) realizaram a Operação Inquietação na comunidade da Gamboa.
“A Operação Inquietação visa a fortalecer as ações de policiamento ostensivo e a consequente prevenção criminal não apenas na comunidade da Gamboa de Baixo, como em toda a região, considerando que a via às margens da qual a localidade está situada é uma importante artéria do tráfego soteropolitano”, explica o tenente coronel César Albuquerque, comandante do 18º BPM. A operação segue sem prazo de encerramento.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!