Com volta das chuvas em Salvador, operação municipal reforça ações em infraestrutura e manutenção urbana
Na manhã desta terça-feira (16/4), devido às fortes chuvas que voltaram a atingir a capital baiana, uma tubulação se rompeu, deixando uma cratera na Avenida Centenário
Para prevenir desastres naturais decorrentes do período chuvoso em Salvador, que deve permanecer até junho, a Prefeitura prossegue com a Operação Chuva 2024. Coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a ação deve intensificar trabalhos em infraestrutura, tecnologia, limpeza e manutenção urbana, principalmente nas áreas de risco.
Na manhã desta terça-feira (16/4), devido às fortes chuvas que voltaram a atingir a capital baiana, uma tubulação se rompeu, deixando a Avenida Centenário alagada. A situação aconteceu próximo à loja da rede de supermercados Bompreço.
Ao Aratu On, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o reparo da tubulação já foi iniciado, e que a previsão é até o final da tarde de hoje, quando o fornecimento de água será restabelecido em parte da Avenida Princesa Leopoldina e no Morro do Ipiranga. Veja:
https://twitter.com/Transalvador1/status/1780193022224863539?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1780193022224863539%7Ctwgr%5Eb5a1ed93900f8f47a2c978431de06f53b5f072d3%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Faratuon.com.br%2Fcidade%2F2024-04-16%2Frompimento-de-tubulacao-prejudica-transito-de-veiculos-na-avenida-centenario%2F
As chuvas também provocaram alagamentos em trechos de vias importantes de Salvador, como: as Avenidas Bonocô, nos dois sentidos; Vasco da Gama; Paralela; e região da Calçada; entre outros.
De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura deve variar entre 24 °C e 29 °C, e o volume de chuva esperado para hoje é de 49 mm. Nesta terça-feira (16), a velocidade média dos ventos é de 15 km/h.
CONTENÇÕES
Para proteger famílias que vivem em áreas de risco de deslizamento de terra, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), está executando 41 contenções pela cidade, e outras 57 estruturas do tipo serão implantadas. Além disso, a pasta segue monitorando os locais de alto risco, em parceria com a Codesal, para a elaboração de novos projetos de contenções.
LONAS
De janeiro até hoje, cerca de 30 mil m² de lonas foram instaladas em mais de 170 pontos da capital baiana. O serviço é feito pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), tendo maior número de solicitações atendidas nos bairros de Castelo Branco, Tancredo Neves, Campinas de Pirajá, Pau da Lima e Paripe.
A lona evita que a água acumule na terra de uma encosta impedindo que um eventual deslizamento ocorra. Trata-se de uma medida provisória até que o talude receba uma geomanta ou contenção definitiva.
Durante a Operação Chuva, a Limpurb também realiza serviços de capinação, roçagem, sacheamento e gancheamento, retirada de entulho e limpeza nas encostas. Três equipes atuam no plantão permanente no turno diurno e duas equipes estão disponíveis para atender às situações de emergência no turno da noite, de domingo a domingo.
DRENAGEM
No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) efetuou a dragagem de 33 canais, totalizando 9,5 km de extensão alcançados. O objetivo é manter ou restabelecer as condições hidráulicas de funcionamento da malha de macrodrenagem, evitando e minimizando possíveis danos à população nos períodos de chuvas intensas.
As ações preventivas para o período chuvoso contemplam também os serviços de poda: mais de 8,3 mil retiradas de galhos com potencial risco de queda foram feitas.
LEIA MAIS: Operação SAC: Polícia Civil desarticula esquema de fraude em órgãos públicos estaduais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!