Cidade

Chefões da facção Katiara estão entre os alvos de megaoperação deflagrada nesta quinta; veja nomes

Além do chefão, outros três rapazes considerados lideranças do grupo criminoso foram envolvidos pela Araitak.

Por Da Redação

Chefões da facção Katiara estão entre os alvos de megaoperação deflagrada nesta quinta; veja nomes leitor/Aratu On

Quarenta e quatro homens e mulheres foram os alvos da Operação Araitak, deflagrada na manhã desta quinta-feira (15/9) pela Polícia Civil da Bahia em dois bairros de Salvador e algumas cidades do Recôncavo. 


O principal foco foi a facção Katiara, radicada no bairro de Valéria e liderada por Adilson Souza Lima, o "Roceirinho". Fontes do Aratu On apontam que, inclusive, "Roceirinho" foi um dos alvos de busca e apreensão cumpridos pelas autoridades da Secretaria da Segurança Pública em unidades prisionais, já que o traficante está preso. 


Além do chefão, outros três rapazes considerados lideranças do grupo criminoso foram envolvidos pela Araitak: o "02", Alan Santos Fonseca, conhecido como "Cigano"; Luis Carlos Lima Santos, o "Lula"; e Rogério Reis dos Santos, apelidado de "Coroa 10". 


"GUERRA" DO TRÁFICO 


A Katiara e o Bonde do Maluco duelam, há vários anos, pelo domínio do tráfico em Valéria. Desde 2020, porém, a situação piorou. Uma história de traição desencadeou a guerra. "Roceirinho" está preso desde 2012 e, desde esse período, viu sua organização ser "rachada" após ruptura com o antigo gerente, Lucas Campos Miranda.


A Justiça mandou "Roceirinho" voltar para um presídio federal de segurança máxima em fevereiro de 2021. Naquele mesmo mês, inclusive, cinco pessoas morreram em um intervalo de dois dias entre Valéria e Cajazeiras. No dia 5, a Secretaria da Segurança Pública anunciou a prisão de um suspeito de cometer quatro dos casos. 


OPERAÇÃO 


Nesta quinta, oito envolvidos com homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico já foram alcançados. Ao chegar na localidade de Castelo Branco, os policiais foram recebidos a tiros e dois homens, com mandado de prisão em aberto, foram alvejados e encaminhados para o hospital,  mas não resistiram.


"Todos os alvos já encontrados são bastante sensíveis e integram uma organização criminosa com atuação na capital e no Recôncavo baiano, nossas equipes seguem no terreno para localizar todos os envolvidos", explicou a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Andréa Ribeiro. 



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.