Canhões do século XVII são descobertos durante obra em Salvador
Para o Iphan, os canhões deviam fazer parte da defesa da cidade e ficavam posicionados atrás do antigo forte da Lage
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou, nesta quinta-feira (3/8), que dois canhões foram encontrados durante as obras de requalificação da Praça Irmãos Pereira, na Rua Conceição da Praia, no Centro Histórico Salvador.
Especialistas acreditam que os artefatos, que estavam soterrados, são datados dos séculos XVII ou XVIII. Para o Iphan, os canhões deviam fazer parte da defesa da cidade e ficavam posicionados atrás do antigo forte da Lage.
Confira as imagens:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=KFkLn85XjfM[/embed]
OBRAS
A Praça Irmãos Pereira, situada entre as ruas da Conceição da Praia e Manoel Vitorino, será repaginada. O espaço ganhará um edifício-garagem em dois níveis, área de convivência e revitalização do monumento aos Irmãos Pereira, instalado no local em 1954.
De autoria do escultor Pasquale de Chirico, a peça é composta por três estátuas em bronze, que representam Manoel Vitorino Pereira, José Basílio Pereira e Antônio Pacífico Pereira. Estão assentadas sobre pedestal tríplice em concreto revestido com placas de granito rosado, imitando blocos superpostos. Aplicadas ao pedestal encontram-se inscrições alusivas aos homenageados e, na parte frontal há o símbolo da República, também em bronze.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!