BRT entra em fase de teste sem cobrar passagem em Salvador; veja como será o funcionamento
Os veículos usam vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
O BRT de Salvador entrou em fase de teste nesta sexta-feira (30/9), com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia, no Caminho das Árvores, até o Itaigara.
O início da operação assistida ocorre com a liberação do trecho 3 do novo modal. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, com seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba.
Neste primeiro momento, a operação servirá para avaliar possíveis ajustes até o pleno funcionamento do sistema. Não será cobrada tarifa durante o período de teste, que ocorrerá diariamente, das 9h às 16h, durante o mês de outubro.
De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando 44 ônibus estarão rodando.
Quando a tarifa começar a ser cobrada, os usuários poderão embarcar nos coletivos utilizando os mesmos cartões de passagem que são aceitos nos demais modais de transporte público da cidade. Será possível ainda adquirir um cartão unitário físico ou utilizar o QR Code nas bilheterias, nas máquinas de autoatendimento ou com os atendentes.
Somente as estações Rodoviária e Pituba contarão com bilheteria, mas a compra de créditos também poderá ser feita por meio do aplicativo Kim Recarga. O BRT fará integração com ônibus e metrô.
Os veículos usam vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
LEIA MAIS: Pelas redes sociais, prefeito anuncia ônibus de graça em Salvador no dia da eleição
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!