Bahia agora tem "Rota do Mel" envolvendo 50 municípios do interior
Além da produção, a intenção é desenvolver o comércio de mel na região e, futuramente, atrair fábricas como as de embalagens, gerando mais emprego e renda.
Cinquenta munícipios na região do Médio São Francisco baiano passarão a integrar a "Rota do Mel". A ideia, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem como polo as cidades de Bom Jesus da Lapa e em Irecê.
Dados de 2019 da Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a Bahia ocupa a sétima colocação entre os estados brasileiro que mais produzem mel de abelha no país. As atividades de implantação da Rota do Mel incluíram a entrega de equipamentos e materiais de apicultura para associações e cooperativas que atuam no setor.
A região foi escolhida após o MDR identificar uma área de 12 mil hectares de produção de frutas e 3 mil hectares de reserva ambiental, o que, de acordo com a pasta, traz um potencial enorme para a apicultura. Nos municípios já havia a produção, em menor escala. “Para se ter uma ideia, nós esperamos que, das quase 700 toneladas produzidas artesanalmente na região, seja possível duplicá-las para cerca de 1,4 mil toneladas”, destacou o assessor especial do MDR, Aldo Dantas.
Além da produção, a intenção é desenvolver o comércio de mel na região e, futuramente, atrair fábricas como as de embalagens, gerando mais emprego e renda.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.