Após "dia de cão" que teve até tiro contra ônibus, Polícias Militar e Civil se reúnem para sufocar ações em Salvador
Em reunião realizada nesta terça-feira, os delegados presentes e o comandante da Operação Gemeos traçaram as estratégias que serão utilizadas nas ações.
Os assaltos a ônibus em Salvador voltaram a preocupar as Polícias Civil e Militar. Nesta terça-feira (19/4), o titular da Delegacia de Repressão a Roubos em Coletivos e o comandante da Operação Gemeos se reuniram para alinhar ações em conjunto, na intenção de minimizar os ataques.
O encontro acontece seis dias após criminosos aterrorizarem pelo menos quatro ônibus em um curto intervalo de tempo. Em uma das ações, um dos bandidos atirou contra um dos veículos.
Na reunião desta terça, as forças de segurança traçaram as estratégias que serão utilizadas nas ações. O delegado João Cavadas destacou a importância da integração entre as forças policiais.
“O Gerrc e a Gemeos são grandes parceiros no combate aos roubos em coletivos há muito tempo. Porém, este plano prevê o reforço dessa parceria, com o grande aporte da equipe da Operação Visão, do DCCP, que tem intensificado o combate aos diversos crimes contra o patrimônio em horários extraordinários, também com o foco em coletivos”.
ASSALTO
Somente na quarta-feira (13/4), aconteceram quatro ataques em transportes públicos de Salvador. A ações aconteceram poe dois grupos diferentes entre as 5h e 5h30.
No Gerrc, a TV Aratu apurou como ocorreu um dos crimes. Por volta das 5h10, no final de linha do bairro Arvoredo, três homens encapuzados atiraram três vezes contra o coletivo. Eles teriam apontado as armas para o coletivo com o obejtivo de abordar os ocupantes, mas o rodoviário não parou o veículo.
Por conta da reação do condutor, os bandidos antiraram, mas ninguém ficou ferido. Há informações dando conta que o motorista desconfiou que seria um trio que já havia assaltado o mesmo ônibus, na semana passada.
Ainda de acordo com a reportagem da TV Aratu, minutos após essa tentativa frustrada, os criminosos atacaram dois ônibus, no bairro de Sussuarana, e conseguiram concretizar suas ações, levando celulares e outros pertences de passageiros e rodoviários.
Quase simultaneamente, outro grupo criminoso levou terror aos ocupantes de um coletivo que circulava pela Avenida Centenário. Os bandidos chegaram a ameaçar e agredir fisicamente alguns dos passageiros, além de levar seus pertences. Até o momento, não há informações sobre prisões.
Quatro ônibus são assaltados em Salvador. pic.twitter.com/VH9ycJW0DX
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) April 13, 2022
SSP SINALIZA PARA REDUÇÃO DE OCORRÊNCIAS
Apesar das ocorrências, a Secretaria de Segurança Publica da Bahia informou que o primeiro trimestre de 2022 encerrou com queda de 46% nos roubos a ônibus. De acordo com a publicação a capital baiana registrou menos 155 casos, passando de 335, em 2021, para 180 casos este ano.
Responsável pelo trabalho ostensivo contra esse tipo de crime, o comandante da Operação Gêmeos, major Valnei Azevedo Silva, reforçou que o estudo dos horários e locais com maior número de casos e a reimplementação do motopatrulhamento foram decisivos no processo de queda.
“O nosso esforço operacional é empregado conforme as necessidades da população. Por isso, fizemos questão de readaptar o nosso horário, focando nos pontos mais críticos”, detalhou o oficial. Durante o período, a Gêmeos abordou 663 transportes coletivos, conduziu 60 pessoas para a Delegacia, apreendeu 10 armas de fogo e nove simulacros.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!