Ação ajuda a preservar área de tartarugas marinhas em Stella Maris antes do período de desova

O período de desova ocorre entre os meses de setembro até março em Salvador

Por Beatriz Bulhões.

Ação ajuda a preservar área de tartarugas marinhas em Stella Maris antes do período de desovaSecom/PMS

A praia de Stella Maris será invadida por uma ação neste sábado (19/11), das 8h às 12h, para mostrar a importância da preservação de área ambiental para tartarugas marinhas. Na capital baiana, o período de desova ocorre entre os meses de setembro até março e a área de maior incidência deste evento compreende dede Itapuã até Ipitanga.

A estimativa do Projeto Tamar é de que apenas em Salvador, no período típico de desova, sejam encontrados anualmente 250 ninhos. Cada ninho corresponde ao nascimento de 80 a 100 animais, o que resulta em ao menos 20 mil novos filhotes por temporada. As espécies mais comuns de tartarugas marinhas encontradas na orla da capital baiana são a cabeçuda, pente e oliva.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) terá placas instaladas ao longo da orla de Stella Maris para alertar sobre a prática dos animais e sensibilizar os frequentadores, além da produção de arte em grafite em alusão à causa das tartarugas marinhas. A titular da Secis, Marcelle Moraes ressalta ainda que a iluminação do local é adaptada para a atividade das tartarugas marinhas, além da infraestrutura da orla que também recebeu modificações para essa realidade. "A intenção é de que todos ajudem, para que os ninhos possam permanecer em seu local original", acrescentou ela.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.