Cidade

Vigilância sanitária intensifica fiscalização em restaurantes de Salvador durante a alta estação

Após a coleta, o material segue para o laboratório, onde é feita a análise de micro-organismos que, em quantidades acima da permitida, podem causar doenças "veiculadas por alimentos"

Por Da Redação

Vigilância sanitária intensifica fiscalização em restaurantes de Salvador durante a alta estaçãoBruno Concha/Secom
A Vigilância Sanitária de Salvador promoveu, na manhã desta terça-feira (9/1), uma vistoria em restaurantes localizados em um shopping no bairro da Barra. Na ocasião, dois estabelecimentos, um com foco em camarões e outro de buffet, receberam as equipes do órgão, que fizeram a coleta do material para análise em laboratório.
De acordo com a chefe do Setor de Alimentos da Visa, Emanuella Brito, a coleta é feita em toda a cidade dentro do Projeto Verão, com o intuito de monitorar os alimentos servidos no município. "Aqui, hoje, devido ao fluxo de pessoas, escolhemos alguns restaurantes para coletar em especial peixes, carnes bovinas e frutos-do-mar, a exemplo do camarão".
Emanuella lembra também que indústrias de gelo e lanchonetes em bairros com maior fluxo de pessoas também são monitorados, para garantir a qualidade dos produtos servidos.
ANÁLISE DE MATERIAL
A Visa promoveu, no total, seis coletas em restaurantes e seis coletas em lanchonetes, localizadas em pontos turísticos/locais próximos de onde serão realizados eventos de massa e/ou com grande fluxo de pessoas. Foram contemplados 24 estabelecimentos nos Distritos Sanitários de Itapagipe, Boca do Rio, Itapuã, Barra/Rio Vermelho e Centro Histórico.
Após a coleta, o material segue para o laboratório, onde é feita a análise microbiológica para verificar micro-organismos que, em quantidades acima da permitida, podem causar doenças "veiculadas por alimentos". Também são verificadas a rotulagem do gelo, que é industrializado, e a análise físico-química para averiguar o aroma, a cor e aparência do produto, se estão adequadas e de acordo.
Os resultados dos laudos de análise serão enviados à Visa pelo Laboratório Central (Lacen) e repassados aos Distrito Sanitário, para que procedam com ações de fiscalização e ações de monitoramento e de educação em saúde, baseadas nos resultados dos laudos.
A Visa atua sobre o controle das condições de higiene do local, a avaliação dos processos e ambientes de trabalho, os problemas e situações higiênico-sanitários decorrentes de uma série de atividades, no comércio formal, informal, eventual e ambulante.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.