Cidade

Bahia tem segundo maior avanço em desmatamento no Cerrado no mês de setembro

Território desmatado na Bahia fica atrás somente da área devastada no Maranhão

Por Da Redação

Bahia tem segundo maior avanço em desmatamento no Cerrado no mês de setembroVictor Moriyama/Greenpeace
A Bahia teve a segunda maior área de desmatamento do Cerrado em setembro. Alcançando um total de 90,5 km², o estado fica atrás somente do Maranhão, que possui 155,6 km² da área desmatada. A região de MATOPIBA, acrônimo com as primeiras sílabas que denominam Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é a porção mais reservada do bioma, mas, nos últimos anos, tem sido foco do maior desmatamento do Cerrado.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe) divulgados nesta sexta-feira (6/10), o mês de setembro foi registrado como um dos maiores índices de desmatamentos da região do Cerrado no Brasil. Ao todo, foram desmatadas 516,7 km², um aumento de 89% em relação ao ano anterior, em 2022.  O bioma é o segundo maior do Brasil, correspondendo a quase um quarto de todo o território nacional, com 23,3%.
De acordo com o Código Florestal, o desmatamento do Cerrado acontece, principalmente, em propriedades privadas por conta da possibilidade de desmatar até 80% da área, ou até 65%, em locais de transição para a floresta amazônica.
LEIA MAIS: Bahia tem mais de 100 pessoas escravizadas e 26 empregadores na lista do trabalho escravo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.