Tour por Salvadô: historiador explica as origens de algumas ruas da capital baiana; assista
No passeio pela primeira capital do Brasil, ao lado da repórter Lara Linhares, o historiador Lula Dias entrega algumas curiosidades
Salvador está prestes a completar 474 anos e quem conhece a capital baiana sabe bem que ela transborda autenticidade. O baianês é um linguajar único, com palavras que traduzem bem a essência de quem vive por aqui. Pelas ruas e localidades, encontramos nomes pitorescos e, por trás de quase todos eles, existem histórias curiosas, como explica o historiador Lula Dias.
Uma delas é a Ladeira da Preguiça, na Cidade Baixa. Em 1549, quando a cidade foi fundada, a ladeira era a única via por onde era feito o transporte de cargas que chegavam do Porto de Salvador e subiam para a Cidade Alta.
"Esse local era onde ficavam as pessoas que trabalhavam com carga e descarga, e aí todo o resto de Salvador eram de fazendas produtoras de cana de açúcar e/ou outros produtos. A carga vinha pra cá e as pessoas escravizadas ficavam esperando o navio aportar para descarregar as embarcações. Equanto o navio não chegava, o povo ficava deitado aqui na ladeira, aguardando, e por isso o nome 'ladeira da preguiça'", conta Dias.
No passeio pela primeira capital do Brasil, ao lado da repórter Lara Linhares, o historiador detalha outros nomes, como a Ladeira da Forca, Pau da Bandeira e Água de Meninos. Confira abaixo:
https://youtu.be/f01LD3mEJPo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!