Missas e procissão marítima celebram a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes
Neste 1º de janeiro de 2023, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu a Santa Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
“Unidos e guiados pelo Bom Jesus dos Navegantes, estaremos vivenciando uma Igreja sinodal”. Este é o tema central das homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem, que, tradicionalmente, há mais de 200 anos, acontecem entre o fim de um ano e o início do outro.
Neste 1º de janeiro de 2023, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu a Santa Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Ficou programado para, a partir das 10h, a procissão terrestre, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, local onde se dará o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota, que retornará para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na chegada à praia da Boa Viagem, a imagem do Senhor Bom Jesus se encontrará com a imagem da Virgem Maria. No mesmo horário do embarque da imagem na Galeota (às 10h), na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem será celebrada mais uma Santa Missa, em louvor e agradecimento a Deus pelo êxito da festa, e também suplicando pelo fim da pandemia, pela saúde de todos os devotos e benfeitores do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, bem como por um ano novo repleto de saúde, paz, amor e união entre as pessoas.
FESTEJOS
A abertura dos festejos aconteceu no dia 27 de dezembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem, Salvador), começando com uma alvorada, às 6h, que foi seguida do hasteamento da bandeira da Devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes, e lavagem do templo.
Também no dia 27, às 19h, os fiéis participaram da Santa Missa pelos paroquianos, por todas as famílias do mundo inteiro, de modo especial por aquelas que residem no bairro onde está localizada a paróquia. Já de 28 a 30 de dezembro, também às 19h, houve o tríduo preparatório, sendo que a cada noite os fiéis refletiram sobre um subtema: “Bom Jesus dos navegantes, o Verbo encarnado do Pai, nos ajude a encontrar o caminho para a vivência de uma Igreja sinodal” (1ª noite), “Nossa Senhora da Boa Viagem, a Cheia de Graça, nos ajude a escutar a voz do Senhor” (2ª noite) e “Como devotos do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, queremos discernir a ação do Espírito Santo para uma Igreja em novo tempo” (3ª noite).
Ontem, 31 de dezembro, a Galeota que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes desceu ao mar às 9h. Já às 15h, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Santa Missa de embarque, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
ARATU ON EXPLICA
A Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, manifestação religiosa tradicional de Salvador e amada pelos baianos, teve a sua importância e curiosidades destacadas pelo quadro Aratu On Explica.
Confira:
LEIA MAIS: Começa a valer novo salário mínimo de R$ 1.320; valor era R$ 1.212,00
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!