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18 linhas de ônibus sofrem alterações devido nova operação do BRT; confira bairros afetados

Todas as 18 linhas serão adaptadas para direcionar passageiros aos modais do Metrô e do BRT, se tornando 17 novas linhas

Por Lucas Pereira

18 linhas de ônibus sofrem alterações devido nova operação do BRT; confira bairros afetadosCréditos da foto: Ônibus Brasil e Secom-Prefeitura de Salvador
Com o lançamento da nova linha B3 do BRT de Salvador, a partir do próximo sábado (30/9), 18 linhas de ônibus convencionais vão sofrer alteração em sua operação, de acordo com a Secretária de Mobilidade de Salvador (Semob).
Todas as 18 linhas serão adaptadas para direcionar passageiros aos modais do Metrô e do BRT, se tornando 17 novas linhas. Ao todo, 14 das 17 linhas passarão a ter o Shopping da Bahia, na região do Iguatemi, como ponto final, devendo integrar com o BRT na estação Rodoviária. Outras três linhas deverão integrar na Estação Pirajá. Nestes casos, o usuário poderá optar tanto por utilizar o metrô quanto por utilizar a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que não sofrerá alteração.
ALTERAÇÕES
Entre as linhas que passarão por mudanças está a 1224 – Arenoso x Pituba. Agora, ela será a 1250 – Arenoso x Shopping da Bahia. De onde o usuário poderá seguir para a Estação Rodoviária BRT e pegar a nova linha B3 para concluir o trajeto pela Alameda das Espatódeas e Paulo VI, ou utilizar outras linhas do próprio BRT ou do Metrô. Com o encurtamento do trajeto, o número de viagens da 1224 saltará de 18 para 33 por dia.
Outro exemplo é a 0324 – Marechal Rondon x Pituba, que se tornará a 0325 – Marechal Rondon x Estação Pirajá, de onde o usuário poderá pegar o Metrô ou a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que manterá seu itinerário normalmente. Com isso, o número de viagens da 0324 saltará de 11 para 86 por dia e a mudança começará no dia 7 de outubro.
O mesmo ocorrerá a partir do dia 7 de outubro com a linha 1305-02 – Castelo Branco x Pituba, que agora será 1308-01 – Castelo Branco x Estação Pituaçu, de onde o usuário poderá pegar o Metrô para a estação Rodoviária e, de lá, seguir para a Pituba utilizando o BRT.
Os usuários não terão prejuízo na cobertura do transporte público até o destino final, já que outros modais, como o Metrô e o BRT cobrirão parte do trajeto anterior através da integração. “Essa nova forma de se deslocar traz mais oferta de viagens para os usuários, visto que os ônibus retornam mais rápido para os bairros”, afirmou o secretário Fabrizzio Muller.
Para facilitar a adaptação dos usuários, a divulgação das adaptações será feita de acordo com a prefeitura-bairro de saída da linha. Serão modificadas seis linhas da região do Subúrbio e Ilhas, quatro linhas da região de Tancredo Neves e Cabula, duas linhas em São Caetano e Liberdade, cinco linhas em Cajazeiras e uma linha em Valéria. As mudanças serão escalonadas entre os finais de semana dos dias 30 de setembro e 7 de outubro.
VEJA AS MUDANÇAS


LINHA B3 DO BRT
A nova linha B3 contará com 22 veículos, e realizará uma média de 143 viagens por dia, oferecendo uma nova opção de trajeto circular entre a Estação Rodoviária e a orla da Pituba, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela faixa exclusiva da Av. Paulo VI.
As mudanças obedecem ao plano de desenvolvimento da mobilidade de Salvador, que foi contratado pelo município para continuar melhorando o setor. O objetivo é ampliar a integração entre os diversos modais da cidade, a exemplo do Metrô e do próprio BRT, agilizando o transporte público e reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros.
Para o secretário de mobilidade, Fabrizzio Müller, as mudanças vêm para trazer uma lógica mais moderna de deslocamento. “Antes o usuário fazia um trajeto mais longo para chegar no destino final. Com a integração é possível se deslocar de uma forma mais rápida utilizando mais de um modal. Essa já é uma realidade de muitos anos nas principais cidades do mundo e Salvador seguirá modernizando a lógica de deslocamento através do transporte coletivo”, afirmou.
Com isso, consequentemente, também será reduzido o tempo de espera do passageiro no ponto. Isso ocorre porque, graças à reorganização, os ônibus vão reduzir parte do trecho percorrido anteriormente, retornando para os bairros de origem com mais celeridade, realizando mais viagens ao dia e atendendo um número maior de pessoas.
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