Prefeitura acolhe bebês de 27 dias e dois meses no Festival Virada Salvador
Entre os acolhidos no programa 'Salvador Acolhe' estão bebês com apenas 27 dias e dois meses de vida
Por Bruna Castelo Branco.
Enquanto milhares de pessoas participam do Festival Virada Salvador, famílias que trabalham como ambulantes no evento, que acontece no bairro da Boca do Rio, deixam seus filhos para serem cuidados por profissionais do programa Salvador Acolhe, ação da Prefeitura de Salvador. Confira, aqui, as atrações da festa, que vai até dia 31.
A iniciativa disponibiliza 120 vagas. No primeiro dia do festival, 60 crianças e adolescentes já foram acolhidos, com maior concentração na faixa etária entre 7 e 11 anos. O serviço também atende bebês: entre os acolhidos estão crianças com apenas 27 dias e dois meses de vida.
+ Almoço e ônibus grátis: veja o que os ambulantes terão no Virada Salvador

Ao Aratu On, a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, explicou que há um protocolo para acolher bebês tão novos no local:
"A primeira vez que acolhemos um bebê abaixo de 45 dias de vida foi no Carnaval, quando recebemos uma criança de 37 dias, que não tinha sequer certidão de nascimento. Mas, com toda a rede de Defensoria Pública, nós conseguimos acompanhar a vacinação dessa criança nesse período e também fazer o registro. É oferecida uma alimentação especializada, diálogo específico com a mãe... algumas amamentam, deixam o leite materno congelado. A equipe de saúde, que fica 24 horas na unidade, faz o acompanhamento diário delas, alimentação, peso, altura. Existe toda uma equipe que é deslocada para ficar com esses bebês. O programa funciona porque conseguimos criar uma metodologia".

Ao serem cadastradas para serem acolhidas pela ação, as crianças são recepcionadas por uma equipe psicossocial, que verifica possíveis comorbidades e outros dados, como frequência na escola e recebebimento de auxílios de programas sociais do governo.
"Dentro do nosso espaço tem toda uma rotina. São três alimentações de diárias, e há uma equipe pedagógica que realiza brincadeiras e dinâmicas para crianças de todas as idades. Temos também uma unidade de saúde com médicos plantonistas, que nos dão todo o suporte necessário para qualquer situação, e também o Odontomóvel, que tem ficado conosco para realizar ações de educação e fazer pequenos reparos nas crianças. Hoje, inclusive, uma criança precisou ser deslocada por estar com uma situação mais grave", detalha a secretária da SPMJ.

O Salvador Acolhe tem como objetivo reduzir a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco e violência durante grandes eventos, além de proporcionar mais tranquilidade a pais e mães que dependem do trabalho no Festival da Virada. Algumas crianças, como explica Fernanda, ficam no local do primeiro ao último dia de festa, 24h por dia, enquanto os familiares trabalham. "É um espaço de acolhimento das crianças e das famílias, com uma relação de troca e construção coletiva", finaliza.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).