Morre Marcelo Beraba, jornalista investigativo que fundou a Abraji
Beraba foi idealizador e fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Por Juana Castro.
Referência no jornalismo investigativo, Marcelo Beraba morreu nesta segunda-feira (28), aos 74 anos, em decorrência de um câncer no cérebro. Com mais de cinco décadas de atuação, Beraba marcou sua trajetória ao liderar importantes redações no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, deixando um legado de formação de repórteres e defesa das boas práticas jornalísticas.
Fundador da Abraji e defensor do jornalismo ético
Beraba foi idealizador e fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entidade que organiza os principais congressos da área na América Latina. Segundo Rosental Calmon Alves, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, “sem Beraba, a Abraji não teria crescido e se consolidado como uma das maiores organizações de jornalismo investigativo do mundo, indo muito além do que seus fundadores imaginavam naquele dezembro de 2002”.
+ Jornalistas da TV Aratu e Aratu On são reconhecidos no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Ao longo da carreira, Marcelo Beraba atuou em redações como O Globo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, TV Globo e O Estado de S.Paulo. Tornou-se referência ética e profissional por sua capacidade de liderar equipes, identificar talentos e implementar padrões de excelência no jornalismo brasileiro.
Leia também: Flipelô realizará troca gratuita de livros; saiba detalhes
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).