Mais de 1,4 milhão de baianos não são obrigados a votar nesta eleição; entenda
Devido às regras do voto facultativo, mais de 1,4 milhão de baianos não são obrigados a votar nesta eleição, que acontece em outubro
Por Lucas Pereira.
Este 2026 é ano eleitoral, no qual mais de 11 milhões de cidadãos estão aptos a comparecer às urnas na Bahia. Porém, 1,4 milhão de baianos não são obrigados a votar nesta eleição e podem escolher exercer seu direito ou não, de maneira facultativa.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são exatamente 1.487.431 pessoas que se enquadram no grupo que tem o voto facultativo. Esse grupo é composto por jovens de 16 e 17 anos e idosos acima de 71 anos.
Em Salvador, o público que não é obrigado a votar é estimado em 189.456 eleitores. Vale lembrar que na capital são 1.926.767 pessoas aptas ao voto.
Eleições 2026
Na Bahia, estão em disputa 39 vagas para o cargo de deputado(a) federal e 63 cadeiras para deputado(a) estadual, que compõem a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O estado elegerá ainda dois senadores. Para os cargos do Executivo, haverá uma vaga para presidente(a) e vice-presidente(a) da República e uma para governador(a) e vice-governador(a).
O TRE baiano emitiu um alerta para os cidadãos baianos sobre a data limite para a regularização de documentos e situações eleitorais. Para conseguir votar nas Eleições Gerais de 2026, o eleitor deverá estar regularizado e apto até o dia 6 de maio. Depois dessa data, não será mais possível realizar o cadastro eleitoral.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).