Preta Gil alerta sobre diagnóstico do câncer após retirar 5 tumores
Preta Gil gravou um vídeo nesta terça-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer
Por Da Redação.
Em recuperação desde a longa cirurgia de mais de 21 horas à qual se submeteu em dezembro, Preta Gil usou suas redes sociais nesta terça-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, para fazer um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A artista revelou que retirou cinco tumores, na ocasião, e destacou que a descoberta inicial do câncer em estágio inicial foi crucial para o sucesso do tratamento.
"Hoje, 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, um dia muito importante para a gente falar e disseminar informação. Acho que um dos grandes problemas que enfrentamos no combate ao câncer é o estigma, que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide e não busque ajuda", declarou Preta.
A cantora e atriz também falou sobre o preconceito que ainda envolve a doença. "Tem preconceito com a doença, e isso faz com que cada vez mais pessoas morram em decorrência do câncer e percam essa luta por mil questões, mas a maior delas é o diagnóstico tardio", comentou.
Preta compartilhou ainda que, no início, minimizou os sintomas que sentia. "Eu mesma fiz isso. No começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas, fui colocando em outros lugares: 'ah, é cansaço... é estresse...'. Muitas vezes não, já é a doença", revelou. Ela ressaltou a importância de buscar ajuda médica ao primeiro sinal de alerta. "A gente perde a oportunidade de ter um diagnóstico precoce. Tive sorte do meu primeiro diagnóstico ser descoberto precocemente. Isso foi o que me ajudou a fazer a cirurgia com a extensão que fiz. Tirei cinco tumores e me preparo para uma nova etapa, que ainda não acabou", disse.
No vídeo, Preta enfatizou a necessidade de adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção. "Nesse dia, eu acho importante a gente falar sobre essa conscientização e sobre como podemos evitar o câncer. Todo mundo sabe que o estilo de vida é o que mais conta. Ter uma vida saudável é fundamental para que a gente não tenha o tumor", alertou. Ela também lembrou que, embora pessoas saudáveis também possam ser acometidas pela doença, hábitos como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo de álcool aumentam os riscos.
"É óbvio que pessoas saudáveis também são acometidas com a doença. Mas o que os estudos dizem é que pessoas sedentárias, que se alimentam mal, que fumam, bebem, são as que mais têm propensão a ter um diagnóstico de câncer. O ideal é que a gente faça justamente tudo isso: se alimente bem, faça exercícios, alimente bons hábitos. Isso é fundamental", aconselhou a filha de Gilberto Gil.
Por fim, Preta deixou uma mensagem de esperança e força para quem enfrenta a doença. "E que a gente possa avançar nessa luta contra essa doença que, infelizmente, ainda mata muita gente. Eu continuo minha luta aqui, com a certeza da vitória. Não é fácil, mas continuo lutando e espero que quem encontrar esse vídeo o encontre num momento de esperança, de amor, porque é o que a gente precisa. Precisamos renovar nossas esperanças, nossa fé, diariamente, para continuar lutando. Um beijo para vocês e se cuidem", concluiu.
Em tempo
No último domingo (2), Preta Gil compartilhou um momento de sua rotina hospitalar, acompanhada da irmã, Bela Gil, e da amiga Patrícia Romano. A artista mostrou como faz para se exercitar no hospital.
"Andando comigo no hospital hoje...", escreveu Preta. Bela, por sua vez, brincou: "Não está andando, está correndo".
Em dezembro, Preta passou por uma cirurgia de 21 horas para a remoção de tumores. Recentemente, ela publicou imagens do mês de janeiro, compartilhando um pouco sobre sua rotina no hospital. "Eu faço 'make' quase todos os dias para ficar no hospital, faz parte da minha rotina acordar, tomar café, tomar banho e me maquiar, autocuidado me fortalece. Mesmo com a mão tremendo, eu fiz questão de praticar o auto amor", escreveu ela em um post.
+ Preta Gil deixa UTI e recebe homenagem de Ivete Sangalo: 'Te amo, Preta'
A artista, que segue internada em tratamento contra o câncer, mostrou como faz para se exercitar no hospital. | Foto: Redes Sociais/Instagram
Ela ressaltou, ainda, que, apesar de ter dias difíceis, faz questão de manter essa rotina: "Óbvio que tem dias que são mais complicados e não queremos fazer nada".
Na semana passada, a cantora também usou suas redes sociais para falar sobre sua recuperação após uma recidiva do câncer de intestino. Preta explicou que precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva, substituindo a bolsa provisória que usou no ano anterior.