Deputado propõe Comenda 2 de Julho para Durval Lelys
Deputado estadual propõe homenagem a Durval Lelys pela contribuição à música, cultura e Carnaval da Bahia, destacando a trajetória do cantor e as inovações artísticas
O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma proposta para a concessão da Comenda 2 de Julho ao cantor Durval Lelys. A honraria, segundo o parlamentar, visa reconhecer a “significativa contribuição” do artista à música baiana, “especialmente para a difusão do axé music e pela promoção da cultura e identidade da Bahia”.
No texto do projeto de resolução, Fernandes destacou a trajetória de mais de quatro décadas do músico, consolidado como um dos maiores representantes da cultura baiana. “Um ícone cultural que, ao longo de mais de quatro décadas de carreira, consolidou-se como um dos grandes representantes da música e da alegria do povo baiano, dentro e fora do Brasil”, justificou.
Natural de Salvador, Durval Lelys iniciou sua carreira em 1982 com a criação da Banda Pinel, mostrando, segundo o deputado, uma “inquietação criativa e uma paixão por inovar”. Em 1988, fundou a banda Asa de Águia, descrita como “uma das mais emblemáticas da axé music”. Fernandes apontou que, sob a liderança de Lelys, o grupo transformou-se em um fenômeno musical, projetando a cultura baiana internacionalmente.
Além da música, o deputado destacou a versatilidade criativa de Durval Lelys, responsável por inovações no Carnaval de Salvador, como a criação do abadá, que substituiu as antigas mortalhas e trouxe uma nova identidade visual à festa. Também foi mencionada sua teatralidade, expressa em personagens icônicos como Nero, Conde Draculino e Salvador Dalino, que, segundo Fernandes, “enriqueceram a experiência dos foliões, tornando seus shows uma mistura única de música, arte e performance”.
Durval Lelys antes de show na Concha com Luiz Caldas e Saulo Fernandes | Foto: Instagram/ @durvallelys
O parlamentar enfatizou ainda o compromisso de Lelys com o meio ambiente, ressaltando projetos ecológicos liderados pelo artista, além de homenagens que recebeu, como os títulos de cidadão de Fernando de Noronha, Itacaré e Goiânia.
“Neste contexto, cabe destacar que ao longo de sua carreira, Durval Lelys construiu um legado artístico que atravessa gerações, perpetuando o espírito vibrante do axé music e do Carnaval baiano. Por tudo isso, a concessão da Comenda 2 de Julho a Durval Lelys é mais do que uma homenagem, é o reconhecimento de um artista que dedicou sua vida a celebrar a identidade cultural da Bahia, elevando-a a patamares nacionais e internacionais. Seu legado, marcado pela irreverência, talento e paixão, é um patrimônio que merece ser exaltado por esta Casa Legislativa e por todo o povo baiano”, concluiu Euclides Fernandes.
LEIA MAIS: Escolas em Salvador têm aulas suspensas a cada cinco dias por conta da violência urbana
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).