AO VIVO Últimas Notícias
02/11/2023 07h22 | Atualizado em 02/11/2023 07h22

Rapper Mano Brown recebe título de Doutor Honoris Causa de universidade baiana

A decisão de conceder a honraria a Mano Brown foi deliberada e aprovada no Conselho Universitário da UFSB em 16 de agosto de 2023.

Rapper Mano Brown recebe título de Doutor Honoris Causa de universidade baiana Foto: redes sociais
Da Redação

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou, nesta quarta-feira (1/11), a solenidade de entrega do título Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown dos Racionais MC’s, compositor, rapper e figura influente no hip hop brasileiro. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, e o evento foi aberto ao público em geral.

Na abertura, houve uma apresentação cultural e, em seguida, a solenidade propriamente dita, uma exibição de documentário e uma segunda apresentação cultural no encerramento. Na oportunidade, o artista fez uma homenagem à mãe, Ana Soares, morta em 2016 aos 85 anos.

“Voltar à Bahia e receber esse título é muito simbólico. Minha mãe saiu daqui humilhada, se sentindo a pior pessoa de todas”, disse. “Queria que ela estivesse viva para ver isso”.
O rapper agradeceu também aos demais integrantes do Racionais, à família e aos terreiros religiosos em que foi criado.

A decisão de conceder a honraria a Mano Brown foi deliberada e aprovada no Conselho Universitário da UFSB em 16 de agosto de 2023. A proposição foi feita pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e visou homenagear a liderança artística de Brown no cenário nacional do hip hop, além de celebrar a importância do gênero musical como forma de expressão da população negra periférica.

A aprovação também integra as comemorações dos dez anos de criação da UFSB no Sul da Bahia, em uma programação estendida ao longo de 2023 com diversas atividades que conectam o histórico da construção institucional e perspectivas de futuras contribuições da universidade ao território.

A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e é voltada a reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas, homenageando docentes, pesquisadores, técnicos, discentes, personalidades nacionais e estrangeiras e entidades nacionais.

LEIA MAIS: Única aposta ganha prêmio de mais de R$ 104 milhões da Mega-Sena; confira seu jogo

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!