Bauducco tira campanha do ar após acusação de plágio em vídeo com Juliette e Duda Beat
Irmão e produtor do rapper Emicida, Fióti expôs situação em redes sociais; internautas apontam outros possíveis plágios de Juliette
A empresa Bauducco tirou do ar a campanha de reposionamento da marca com as cantoras Juliette e Duda Beat, lançada nesta quarta-feira (18/10), após acusação de plágio. Nas redes sociais, o irmão e empresário do rapper Emicida, Evandro 'Fióti', expôs a situação, em live.
A música da campanha, "Magia Amarela", apresentava estética e tipografia (estilo da letra) semelhantes ao álbum "Amarelo", de Emicida, lançado em 2019. "A gente levou 12 anos pra ganhar um Grammy e o trabalho que a gente levou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente", desabafou Fióti.
"Reflitam sobre isso, de verdade. Tem artista (e banda de artista) branco, em todo lugar, que mal lançou um disco e já ganhou um Grammy", analisou. "[...] Tem noção do ódio que isso gera? Da vontade que dá de 'botar fogo' em tudo? Só que essa não é a arma que a gente vai usar. Isso é o que eles esperam da gente. A gente vai usar a diplomacia, como a gente sempre usou", continuou Evandro, falando que o "ódio organizado é um ótimo instrumento de luta", e que é preciso canalizá-lo para algo que mude a percepção das pessoas nesse mercado.
"Não adianta levantar punho cerrado na epoca do George Floyd, não adianta colocar hashtag no Twitter se você faz uma por*a dessa, ou é conivente com isso, quando isso acontece. Você está contribuindo com essa mesma estrutura de novo, entendeu?", completou Fióti.
MARCA TERIA TENTADO FAZER CAMPANHA COM EMICIDA
Sem citar nomes, o irmão do rapper também disse que a mesma marca havia procurado Emicida, anteriormente, mas eles não chegaram a um acordo. "Tanto por cronograma, como por prazo, como por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer", declarou.
Veja vídeo:
Se tu é artista ou consumidor e não vê a problemática da apropriação feita por uma artista branca dentro de uma cultura preta, tu não entendeu nada.
Fioti fez mt bem de se posicionar. O Hip Hop não é coisa de moleque!
Não é apenas sobre Emicida.pic.twitter.com/YXREYFLWn0
— Luis Fernando Filho (@luisfernanfilho) October 18, 2023
RESPOSTA
Após a repercussão, a equipe de Juliette se posicionou sobre a situação, falando que a música "Magia Amarela" faz parte de uma campanha para a qual a cantora foi contratada como "uma das intérpretes".
"A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o comunicado, publicado nas redes sociais.
OUTRAS SUPOSTAS CÓPIAS
Mesmo com o posicionamento da equipe da campeã do BBB 21, internautas reagiram à acusação e resgataram outras supostas cópias atribuídas à Juliette, incluindo trabalhos de Manu Gavassi e Milton Nascimento. Confira abaixo:
THREAD OFICIAL - todas as vezes que a @juliette foi acusada de plágio
já começamos por essa bela capa bem original que gerou uma discussão envolvendo nossa Ju
A polêmica fez a capa do EP ser mudada de última hora. "Mudança de planos", disse um portal no twitter pic.twitter.com/LcYainBmg9
— matheus (@matheusdevdd) October 18, 2023
o EP também prestava uma homenagem ao querido Boogarins, trazendo exatamente o nome de 3 músicas deles.
mas claro, uma grande coincidência. pic.twitter.com/x345HVAO61
— matheus (@matheusdevdd) October 18, 2023
Aí o lance se voltou pra falta de referências estéticas. Jamais me imaginei tendo que defender Manu Gavassi, mas cara kkkkkk
o mais incrível é que mesmo assim pessoas fodas da música brasileira continuam a se juntar com ela, sem medo da mediocridade pic.twitter.com/6TsUAqFpO9
— matheus (@matheusdevdd) October 18, 2023
Agora o mais recente e também + polêmico envolve o projeto premiado do Emicida, do conceito estético à letra, fazendo a separação "amar é o elo".
e pior: o da Ju faz parte de uma campanha da Bauducco, que antes teria mandado proposta p/ o Emicida, mas sem fechar por motivos de $ pic.twitter.com/x8bDZZx5x1
— matheus (@matheusdevdd) October 18, 2023
SÓ ACHO ENGRAÇADO QUE
(via @biabalencastro) pic.twitter.com/0iaZXsjPL8
— matheus (@matheusdevdd) October 18, 2023
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!