Ilê Aiyê homenageia povo queniano neste Carnaval
O objetivo é reforçar a relevância do continente africano na história da evolução humana
Por Bruna Castelo Branco.
O Ilê Aiyê celebra, neste Carnaval, 50 anos de fundação com o tema “Kenya: Berço da Humanidade”. O desfile deste ano homenageia a ancestralidade africana e figuras históricas do Quênia, como Dedan Kimathi, Wangari Maathai e Jomo Kenyatta, ícones da resistência contra o colonialismo. O bloco dará início às festividades no sábado (1º), com a tradicional cerimônia de saída no Curuzu, que inclui rituais e homenagens aos orixás.
A programação seguirá com o desfile no Corredor da Vitória, no domingo (2), com início às 2h no Circuito Osmar (Campo Grande), e continuará na segunda (3) e terça-feira (4), ambos com concentração às 18h no mesmo local. As apresentações terão como destaque a Band’Aiyê.

O bloco dará início às festividades no sábado (1º). | Foto: André Frutuôso/Estúdio Casa de Mainha
Neste ano, o bloco também celebra a estreia de Lorena Bispo, eleita a nova Deusa do Ébano, e as princesas Tainã de Palmares e Stéphanie Ingrid Souza. Além disso, o Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, desfilará no domingo (2), com mais de 800 crianças participando da festa, com fantasias distribuídas gratuitamente na sede do bloco.
O tema "Kenya: Berço da Humanidade" foi escolhido para destacar a importância histórica do Quênia, local de descobertas arqueológicas sobre os primeiros hominídeos. Em nota, o Ilê Aiyê diz que o objetivo é reforçar a relevância do continente africano na história da evolução humana.
A festa é promovida pela Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, com apoio do Ministério da Cultura, Caderno 2 Produções, Shopping da Bahia, ITS Brasil, e patrocínio da Neoenergia Coelba, Grupo Belov, iFood e Caixa, além de contar com recursos do Programa Ouro Negro, do Governo do Estado da Bahia.

O tema
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).