Carnaval tem público recorde e queda na violência, aponta Werner

Mesmo com mais de 6 milhões de foliões nos primeiros dias, crimes caem até 50% com reforço na segurança e uso de tecnologia

Por Matheus Caldas.

O Carnaval de Salvador registrou um aumento significativo de público e redução nos índices criminais, de acordo com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. Em coletiva de imprensa neste domingo (2), no Campo Grande, ele destacou o sucesso das operações de segurança tanto na capital quanto no interior do estado.


Segundo Werner, mais de 6 milhões de pessoas passaram pelos portais de segurança nos três primeiros dias da festa, superando os números do ano anterior. "Esse ano passamos para 47 portais na capital, ao invés de 43, e levamos essa boa prática para o interior do estado, tendo 55 portais no interior do estado, totalizando 99 portais. No geral, foram mais de 2.500 itens apreendidos, o que reforça a importância dessa medida para garantir a tranquilidade dos foliões", afirmou.


Ao lado de Jerônimo, secretário de Segurança Pública fez balanço do Carnaval | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

Ao lado de Jerônimo, secretário de Segurança Pública fez balanço do Carnaval | Foto: Matheus Caldas/Aratu On




Apesar do aumento do público, os crimes contra o patrimônio caíram quase 50%, e os casos de lesão corporal tiveram redução entre 35% e 40%, segundo o secretário. “Isso mostra que o planejamento e o uso da tecnologia estão trazendo resultados positivos", pontuou.


A estratégia de segurança incluiu monitoramento por drones, reforço aéreo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e o uso do aplicativo "foguetinho", que agiliza a comunicação entre as polícias Civil e Militar. "A Polícia Civil reporta rapidamente os incidentes à Polícia Militar, permitindo uma resposta imediata”, explicou Werner.


O secretário também comentou sobre dois foliões que passaram mal no circuito Dodô. "O episódio dos dois foliões que passaram mal no circuito foi esclarecido e ambos já receberam alta. Seguimos atentos e preparados para garantir que todos curtam a festa com segurança", concluiu.


Carnaval no circuito Barra-Ondina | Foto: Jeferson Machado/GOVBA

Carnaval no circuito Barra-Ondina | Foto: Jeferson Machado/GOVBA



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.