Carnaval de Salvador terá reforço na segurança com mais Portais de Abordagem
Esses portais, distribuídos pelos principais circuitos do carnaval, desempenham um papel fundamental na fiscalização
Por Da Redação.
Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para o Carnaval de Salvador 2025, com a estrutura iniciada neste sábado (22) durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra.

Esquema contará com 47 estruturas | Foto: Joá Souza /GOVBA
Esses portais, distribuídos pelos principais circuitos do carnaval, desempenham um papel fundamental na fiscalização, impedindo a entrada de itens proibidos e contribuindo para a integridade física dos presentes. Segundo o tenente-coronel Edmilton, coordenador dos portais de abordagem, a medida possibilita uma atuação mais eficaz dos policiais militares, que retêm objetos como pistolas d’água, tesourinhas, cortadores de unha, canivetes e facas, evitando que sejam usados como arma.
A iniciativa tem o apoio dos foliões, que enxergam a ação como positiva para a segurança da festa. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, destacou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga. Ingrid Freitas, psicopedagoga e terapeuta, também enfatizou a relevância do portal, especialmente para quem acompanha o evento com crianças, ressaltando que essa investigação dos itens contribuiu para a diminuição da violência em edições anteriores.

A iniciativa tem o apoio dos foliões | Foto: Joá Souza /GOVBA
Com eventos pré-carnavalescos programados até a próxima quarta-feira (26), a segurança será reforçada por 1,3 mil policiais militares, que atuarão nos principais circuitos, estações de transbordo e vias de acesso. A ação contará com o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones. “O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. Todas as entradas estão sendo monitoradas por Portais de Abordagem para evitar qualquer material que possa comprometer a integridade física dos presentes”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.
O Governo do Estado investe R$ 101 milhões para reforçar a segurança em 90 municípios durante os festejos, mobilizando 37 mil profissionais — entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes. A estrutura conta ainda com tecnologia de ponta, como câmeras de videomonitoramento inteligente com reconhecimento facial, plataformas de Observação Elevada e a coordenação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), que integra 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).