Homem é preso por abandonar cachorra de 3 meses em aeroporto; vídeo

Homem foi impedido de viajar com cachorrinha e achou de bom tom abandoná-la em aeroporto

Por Juana Castro.

A Polícia Civil prendeu um homem em flagrante por maus-tratos após ele abandonar uma cadela de 3 meses no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina. O suspeito foi detido ao desembarcar em Brasília, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (20).

PCSC e reprodução/redes sociais

O delegado-chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Jônatas Silva, contou ao SBT News que o homem havia sido impedido de embarcar com a cadelinha porque a caixa de transporte não era adequada.

Diante da recusa, ele deixou a cadela na caixa de transporte entre dois carros no estacionamento e seguiu viagem. Câmeras de segurança do aeroporto registraram a ação:

Conforme o SBT News, o homem embarcou para Brasília e, de lá, seguiria para Manaus. Funcionários da concessionária que administra o terminal encontraram a cadela abandonada e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que repassou as informações e provas à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).

"A polícia de Santa Catarina me ligou e eu e minha equipe fomos lá para o Aeroporto Juscelino Kubitschek para prender ele. A gente solicitou apoio da Polícia Federal para pegar ele ainda dentro do avião, assim que a aeronave pousou em Brasília, e a PF trouxe ele pra gente", contou o delegado.

Final feliz para a filhotinha

Informações recentes confirmadas ao SBT são de que a cachorrinha não sofreu ferimentos e foi adotada por um funcionário do aeroporto após o abandono.

Cachorrinha de três meses foi adotada por funcionário do aeroporto | Foto: redes sociais

Como denunciar maus-tratos a animais

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, com a lei 9.605/98 prevendo o aumento da pena para casos envolvendo cães e gatos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou sigilosa por diversos canais oficiais:

  • Ministério Público Federal: as denúncias podem ser feitas diretamente ao MP, que pode propor ação contra os responsáveis.
  • Polícia Militar (190): deve ser acionado em casos de necessidade imediata de socorro.
  • Disque Denúncia: procure o número de atendimento no seu estado.
  • Delegacias de polícia: é possível registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia, incluindo as opções eletrônicas disponíveis em alguns estados.

Leia também: Projeto propõe multa por abandono de animal na Bahia

Leia também: Câmeras de alta resolução são instaladas em Salvador para coibir abandono animal

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.