Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Conheça Rambo, cão bombeiro da Bahia que já conquistou duas certificações nacionais

Aos três anos, o pastor Rambo se tornou o segundo cão bombeiro certificado em Mantrailing na história do Corpo de Bombeiros da Bahia

Por Bruna Castelo Branco.

Cãobeiro? 🐶🐾 Aos três anos, o pastor-belga-malinois Rambo se tornou o segundo cão bombeiro certificado em Mantrailing na história do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao lado do condutor, o soldado BM Eder Silva de Jesus, o animal conquistou duas certificações nacionais na modalidade de Busca de Pessoas Vivas em áreas urbana e rural. Veja uma galeria completa com fotos de Rambo no final da matéria.

Lotado na Companhia de Operações com Cães (COC) do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Iguatemi), em Salvador, Rambo é treinado para atuar em ocorrências de busca e salvamento, incluindo operações em áreas de mata e locais com escombros.

+ Cachorro perdido é devolvido aos donos por policiais no Carnaval de Salvador

Aos três anos, o pastor Rambo se tornou o segundo cão bombeiro certificado em Mantrailing na história do Corpo de Bombeiros da Bahia. | Foto: Isadora Gomes/Ascom SSP

O cão chegou à Bahia ainda filhote, aos dois meses de idade. Nascido em Mato Grosso, Rambo é filho de Kendra, uma cadela que também foi certificada para atuar em operações de busca no estado.

Desde a chegada à corporação, o animal passou a ser preparado pelas equipes do 3º BBM para a modalidade conhecida como “varredura”, que consiste na busca por pessoas em diferentes cenários de ocorrência.

Foram anos de treinamento até a participação na etapa Centro-Oeste da Certificação Nacional de Cães, realizada em Várzea Grande, no Mato Grosso.

Ao lado do condutor, o soldado BM Eder Silva de Jesus, o animal conquistou duas certificações nacionais. | Foto: Isadora Gomes/Ascom SSP

Treinamento

Segundo o soldado Eder Silva de Jesus, a preparação de Rambo vai muito além das brincadeiras e acontece antes mesmo de uma ocorrência.

“O treinamento acontece antes mesmo de qualquer chamado surgir. Ele tem que estar apto para qualquer tipo de ocorrência, momento em que não podemos esperar que o desastre aconteça para treinar os nossos cães”, contou.

Durante o processo de certificação, o soldado e Rambo passaram cinco dias enfrentando diferentes características do Cerrado, bioma predominante na região.

Segundo o soldado Eder Silva de Jesus, a preparação de Rambo vai muito além das brincadeiras. | Foto: Isadora Gomes/Ascom SSP

“Dedicamos três dias para testes onde Rambo foi avaliado em provas de agressividade, obediência, destreza e busca. Esse processo é utilizado para verificar se o animal está preparado para as diferentes situações que poderá encontrar em uma ocorrência e se o treinamento segue os procedimentos estabelecidos para a atividade”, contou.

Os cães considerados aptos à atividade podem passar pelo processo de certificação a partir dos 18 meses de idade. O reconhecimento também permite que os binômios — dupla formada pelo cão e seu condutor — sejam convocados para atuar em ocorrências e desastres de âmbito regional, nacional e internacional.

Rotina de Rambo

No COC, Rambo mantém uma rotina diária de treinamentos, principalmente nos períodos em que a temperatura está mais amena, para evitar prejuízos à saúde e ao desempenho do animal.

“O calor suga muito a energia do cachorro e atrapalha o trabalho com o faro. Então, ao chegar no quartel, bem cedinho, busco sempre sair para os pontos de treinamento e dar início à rotina”, detalhou o soldado.

Os cães considerados aptos à atividade podem passar pelo processo de certificação a partir dos 18 meses de idade. | Foto: Isadora Gomes/Ascom SSP

Além do preparo físico e técnico, a socialização é considerada uma característica importante para os cães de busca. A comandante da unidade, tenente BM Catharina Bonfim, explica que os animais precisam estar acostumados com diferentes perfis de pessoas, já que a principal finalidade do trabalho é localizar vítimas.

“Buscamos sempre apresentar pessoas novas para eles, de diferentes idades, gêneros e características”, contou.

Próximos desafios

Após conquistar as duas certificações nacionais, Rambo já se prepara para uma nova etapa. O próximo objetivo é a certificação na modalidade de localização de vestígios de restos mortais em áreas urbana e rural.

De acordo com a tenente Catharina Bonfim, a expectativa é que o processo aconteça até dezembro deste ano.

“Enquanto isso, a rotina de Rambo seguirá entre treinos, comandos, buscas e algumas brincadeiras, com foco no preparo para as próximas etapas”, concluiu.

Confira mais fotos de Rambo:

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.