AO VIVO Últimas Notícias
22/09/2023 16h54 | Atualizado em 22/09/2023 16h18

Dia Mundial da Banana: Bahia é segundo no ranking de produção da fruta no país

Bahia representou 13% de toda produção do país em agosto deste ano

Dia Mundial da Banana: Bahia é segundo no ranking de produção da fruta no país Foto: Reprodução / Freepik
Ananda Costa

Neste dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Banana. O Brasil é o quarto maior produtor da fruta no mundo, atrás apenas da Índia, da China e da Indonésia. São 6,6 milhões de toneladas de banana por ano, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E a Bahia é o segundo estado do país na produção da fruta. Para se ter ideia, apenas em agosto, a Bahia representou 13% de toda produção do país, com 914 mil toneladas de bananas.

Além da produção, o Brasil também é um dos maiores consumidores da fruta. De acordo com o Sebrae, cada brasileiro come, em média, 25 quilos de banana por ano. Segundo pesquisa realizada todos os meses pela  Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a fruta apresentou uma redução de 7,78% no preço em relação ao mês passado.

DIA DA BANANA

Entre as opções da fruta, tem a banana naninca, maçã, da terra, prata, ouro, roxa e d’água. A banana é um fruta rica em em potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1 e B2, antioxidantes, fibras e carboidratos. O cultivo da fruta exige um solo fértil e rico em matéria orgânica. A temperatura ideal para a plantação é entre 20ºC e 30ºC, com covas de 30 centímetros de largura e profundidade.

LEIA MAIS: 1ª Feira Agroecológica de Salvador acontece neste final de semana

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!