Manutenção da Embasa deve despejar esgoto em praias de Salvador, que devem ser evitadas
O SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para lançar efluente no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.
Os apaixonados pelas praias de Salvador devem ficar atentos e evitar alguns locais na próxima semana. Isso porque uma obra realizada pela Estação de Condicionamento Prévio (ECP) do Lucia vai jogar esgoto entre as praias do Rio Vermelho e Barra. A ação será realizada a partir da segunda-feira (9/8).
Conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a obra é necessária para a realização de serviços de manutenção preventivos em equipamentos eletromecânicos e hidráulicos. O procedimento será iniciado durante a noite da segunda-feira e deve durar pelo menos cerca de nove horas.
Durante este período, a ECP vai parar de bombear efluente para o emissário submarino do Rio Vermelho, provocando o vazamento de esgoto nas praias. A expectativa é que volte a funcionar normalmente no início da manhã da terça-feira (10/8). Entretanto, banhistas terão que aguardar o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitir o atestado de balneabilidade para ter acesso aos locais atingidos pelo esgoto.
"Inema, órgãos da Prefeitura, Salva Vidas, pescadores e as comunidades que habitam nessa faixa de praias foram previamente avisados pela Embasa sobre essa ocorrência e orientados a não a frequentar até que resultados de análises laboratoriais atestem a sua balneabilidade", explica o superintendente Flávio Lordello.
A estação do Lucaia cumpre a função de retirar sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. A Embasa diz que tem licença do Ibama para lançar efluente no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias.
LEIA MAIS: Pré-selecionados pelo Fies têm até esta sexta-feira para complementem a inscrição
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.