Variedades

Grupo OPA lança álbum com músicas religiosas em ritmo de samba

'Deus do Morro' entra nas plataformas digitais no Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro 

Por Da Redação

Grupo OPA lança álbum com músicas religiosas em ritmo de sambaImagem: divulgação/OPA

O samba foi o compasso escolhido pelo Grupo Oração Pela Arte (OPA) para as canções que entram nas plataformas digitais nesta segunda, 2 de dezembro, data-marco de homenagem ao ritmo no país. Trata-se de “Deus do Morro”, novo lançamento do grupo que tem como propósito promover a oração por meio da arte. Em Salvador, uma missa em ação de graças será celebrada às 18h30, na Paróquia São Pedro dos Clérigos, Centro Histórico, cuja liturgia apresentará algumas das canções do álbum.


São nove faixas, todas entoadas no ritmo mais popular do Brasil e que traz uma aproximação nata com brasileiras, brasileiros de todas as idades e faixas sociais. “A intenção principal do álbum é evangelizar, ajudar a rezar através do samba; celebrar a alegria do encontro com Deus, com o outro e consigo mesmo em ritmo de samba”, explica Rodrigo Moraes, idealizador do projeto e compositor. A maioria das canções de “Deus do Morro” pode ser utilizada em missas, nas partes do rito, em cerimônias religiosas e eventos de evangelização.  


Os arranjos e a direção musical são do cavaquinista Dudu Reis. Os arranjos vocais são de Alex Carlyle. As músicas têm como marco o canto coral, com participação de 17 músicos e cantores, entre eles Júnior Luiz, da banda baiana Batifun, que canta a música-título do álbum lançada em pré-save no último dia 15 de novembro em todas as plataformas digitais. 


Com capa assinada pelo designer Hime Navarro, que traz a face de um Jesus Cristo negro no cenário de uma favela no morro, o álbum foi todo produzido em Salvador, cidade com maior presença afrodescendente do país, população que trouxe o samba para o Brasil como uma contribuição cultural importante. O estúdio foi de André Tiganá. 


“Essa obra nos leva por uma experiência única com canções litúrgicas que além do rito, celebram a fé, a vida e a esperança. Tudo embalado na forma contagiante do samba”, diz Luisinho Vieira, membro do OPA e um dos compositores. 


Sobre o OPA


Fundado há 48 anos por Padre Casimiro Irala SJ, o OPA reúne artistas e amadores, amantes das artes, de diversas idades, provenientes de mais de vinte cidades brasileiras, com a proposta de levar a oração por meio das diversas manifestações artísticas. As composições são produzidas durante encontros regionais e nacionais que realizam anualmente.


Nomes de peso fazem e já fizeram parte do grupo, a exemplo dos publicitários Nizan Guanaes, Sérgio Valente e PC Bernardes, o dançarino Antrifo Sanches, entre outros. São mais de duas mil canções, textos, coreografias, fotos, roteiros, todos produzidos com o propósito de viabilizar uma experiência com o divino por meio das diversas manifestações artísticas.


“Deus do Morro” chega com uma linguagem voltada para todos; perpassa o ambiente litúrgico e chega na alma dos brasileiros com o gingado do samba, brindando o Dia Nacional do Samba com alegria e esperança. 



 


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.