Escritora baiana lança livro sobre transfobia e superação em Salvador
Livro será lançado na sexta-feira (22), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador, a partir das 19h.
A escritora baiana Ana Marice Ladeia vai lançar o livro "Nasci Odara" na sexta-feira (22), às 19h, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador. Parte da renda arrecadada com a obra será destinada à compra de medicamentos para o Ambulatório de Transgêneros da instituição.
"Nasci Odara" é uma obra que confronta ideias sexistas sobre o corpo feminino, apresentando narrativas de mulheres a partir de depoimentos íntimos. O livro destaca a trajetória de Odara, uma mulher trans que simboliza uma potência transformadora. Odara é a protagonista, enquanto a autora, Ana Marice Ladeia, ocupa o lugar de escuta, aprendendo e narrando com sensibilidade as histórias de luta, superação e amor de sua personagem.
Mais do que um relato, o livro explora diferentes formas de amor — materno, erótico e próprio — em meio à resistência e à afirmação de existências frequentemente silenciadas. Segundo Ana Marice, "contar histórias é uma forma de cura e enfrentamento, tanto para quem fala quanto para quem escuta (e escreve)".
Sobre a autora
Nascida em Caetité, Bahia, Ana Marice Ladeia é médica cardiologista, doutora em Medicina Interna e professora universitária, com mais de 135 artigos científicos publicados. Escritora desde 2022, lançou "Do amor e do amar: histórias de mulheres reais como você", que vendeu mais de 700 exemplares em nove meses e foi traduzido para o espanhol. Entre suas conquistas literárias, estão a participação em antologias da FLIP e o best-seller "Certos Amores" na Amazon. "Nasci Odara", lançado pela Editora Labrador durante a FLIP 2024, foi finalista do Prêmio Kotter de Literatura.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).