AO VIVO Últimas Notícias
01/02/2024 12h10 | Atualizado em 01/02/2024 13h02

Dicionário de Baianês do Aratu On: saiba, de uma vez por todas, o que é gíria, meme ou ofensa

Desde que o soteropolitano Davi, morador de Cajazeiras, entrou no BBB 24, a internet e a casa do reality show entraram num eterno - e repetitivo - debate: "Isso que ele falou é preconceito, meme ou gíria?"

Dicionário de Baianês do Aratu On: saiba, de uma vez por todas, o que é gíria, meme ou ofensa Foto: Redes Sociais
Bruna Castelo Branco

Desde que o soteropolitano Davi Brito, morador de Cajazeiras, entrou no BBB 24, a internet e a casa do reality show entraram num eterno e repetitivo – debate: “Isso que ele falou é preconceito, meme ou gíria?”.

Na madrugada desta quinta-feira (1/2), mais uma frase dita pelo baiano chamou a atenção dos participantes do programa, que tiveram a certeza de que Davi estava caçoando do corpo de um colega de confinamento – quando, na verdade, era só um meme que circula há meses internet, sem significado algum.

No meio de uma discussão com Lucas Henrique e MC Bin Laden, Davi disse para Lucas, que estava exaltado: “Calma, calabreso!”, em referência aos vídeos do comediante Toninho Tornado, que tem 5 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, e brinca de passar substantivos femininos para o masculino. Por exemplo: calabresa vira calabreso; mussarela vira mussarelo; laranja vira laranjo; panela vira panelo, e por aí vai.

MC Bin Laden, primeiro brother a apontar gordofobia na fala de Davi, já gravou um vídeo em referência ao mesmo meme:

Logo depois, foi instaurada na casa do Big Brother Brasil a “CPI do Calabreso”, e todo mundo, de um a um, ou em grupo, foi até Davi questionar o que ele quis dizer com a fatídica palavra, com direito até a discurso sobre a necessidade de se respeitar e valorizar todos os corpos. E vale ressaltar: a expressão é engraçada, mas, dessa vez, não é baiana.

E aí, já prevendo mais brigas causadas por expressões ou gírias mal ditas ou ditas fora de contexto, o Aratu On decidiu fazer um dicionário de sinônimos não oficial de Baianês para o resto do Brasil. Algumas dessas palavras e termos, inclusive, já foram ditos por Davi dentro do reality show:

– Pombo sujo: mau-caráter, vagabundo, enrolado. Pessoa pouco confiável
– Baixo astral: Relacionado a baixaria. Pessoa que usa muito palavrões, ou sexualiza as expressões.
– La ele: “Deus me livre” ou “Eu, não!”.
– “Voltei, puta!“: É usado para dar ênfase. “Voltei, caramba!”.
– “Seu puto”: “Seu sacana”.
– Barril: Tenso!
– Migué/Miguezeiro: Mentira/Mentiroso.
– “Negão/Minha filha”: Uma maneira não ofensiva de se dirigir a alguém. Pode ser substituído pelo nome da pessoa com quem se está falando. É usado com pessoas brancas, inclusive.
– Boca de me dê: Pessoa que pede muito as coisas dos outros, especialmente comidas. O popular “pidão”.

Ah, mas é importante lembrar: as expressões podem ter outros significados a depender do contexto. Além disso, como todo mundo já sabe, a criatividade do baiano é infinita por isso, vários exemplos ficaram de fora. Por isso, fica a pergunta: qual termo ou expressão você acrescentaria ao nosso Dicionário de Baianês?

Acompanhe nossas transmissões ao vivo nowww.aratuon.com.br/aovivoSiga a gente no InstaFacebook e TwitterQuer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440Nos insira nos seus grupos!