Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Robô humanoide é usado em novo sistema de segurança em Salvador; entenda

Robô humanoide foi instalado no Alphaville 1 e Alphaville 2, na Avenida Paralela

Por Anna Caroline Santiago.

O Alphaville, em Salvador, passou a integrar uma nova rede de videomonitoramento que utiliza um robô humanoide. A tecnologia foi instalada nos empreendimentos Alphaville 1 e Alphaville 2, na Avenida Paralela, e começa a reforçar a segurança da região.

Robô humanoide é usado em novo sistema de segurança em Salvador. Foto: Divulgação

A novidade integra o programa Câmera Interativa, da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Entre os equipamentos utilizados está o humanoide Arcanjo, desenvolvido pela empresa IPQ, que chama atenção pelo formato de robô e faz parte da estrutura responsável pelo processamento e análise das informações.

Como funciona

A chamada Estação Arcanjo reúne por meio da inteligência artificial, ferramentas capazes de identificar situações de interesse em tempo real. Além da captura de imagens, o sistema permite processar as informações e integrá-las à SSP-BA.

A tecnologia também possibilita o cruzamento de dados com bases de reconhecimento facial e de veículos, ampliando as possibilidades de monitoramento e a integração entre a segurança privada e os órgãos públicos.

Segundo o diretor de Operações da IPQ, Heitor Galvão, a proposta é reunir diferentes dispositivos e fontes de informação em uma única plataforma.

Tecnologia será ampliada

Segundo a SSP-BA, mais de 1.050 câmeras já integram a rede estadual de monitoramento na capital e no interior. A proposta é ampliar o cercamento eletrônico inteligente e fortalecer a capacidade de resposta das forças de segurança.

A expectativa é que a tecnologia também seja implantada no Alphaville Camaçari ainda neste ano, após a conclusão das obras.

Foto: Divulgação | SSP-BA

Leia mais: Eleições 2026: veja lista de candidatos a deputado federal pela Bahia

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.